Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 hábitos contra a ansiedade comprovados cientificamente

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Novembro de 2021 às 18h30

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Além de remédios naturais, alguns hábitos do cotidiano também podem ser grandes aliados no que diz respeito ao combate à ansiedade, um transtorno de saúde mental que vem acometendo muitas pessoas, principalmente em meio à pandemia. Confira alguns deles, que inclusive já foram testados em estudos científicos.

Sono regular

De acordo com um estudo do Journal of Sports Science and Medicine, a privação do sono pode aumentar os níveis de ansiedade. Enquanto isso, um estudo da revista Nature afirma que uma boa noite de sono pode melhorar drasticamente a ansiedade no dia seguinte.

Continua após a publicidade

O especialistas recomendam ficar longe das telas (televisão, celular, computador) por uma hora antes de deitar, evitar refeições pesadas antes de dormir, criar um ambiente calmo, limpo e escuro no quarto e usar um perfume relaxante, como lavanda ou camomila, no ambiente.

Dieta balanceada

Um estudo publicado na revista Nutrients apresentou a relação entre dieta equilibrada e saúde mental, alegando que uma dieta de gorduras saturadas e açúcar pode levar a níveis mais elevados de ansiedade. Recentemente, um artigo publicado na Frontiers in Psychiatry mostrou que adoçantes artificiais e glúten podem aumentar a ansiedade, enquanto dietas cetogênicas (caracterizadas pela eliminação de quase todos os alimentos ricos em carboidratos, como pão e arroz, e aumento do consumo de alimentos ricos em gorduras boas) podem contribuir para a redução da ansiedade.

Continua após a publicidade

Exercícios físicos

Vários estudos já demonstraram que exercícios físicos podem reduzir a ansiedade. Um deles, publicado na revista Frontiers in Psychiatry, descobriu que praticar a atividade regularmente tem um impacto positivo nos "processos fisiopatológicos" da doença.

Baixo consumo de álcool e cafeína

O álcool e a cafeína podem piorar os sintomas de ansiedade, conforme aponta um estudo da Society for the Study of Addiction. Segundo os pesquisadores, a redução no consumo de álcool pode melhorar a frequência e reduzir a ansiedade.

Continua após a publicidade

Quer ser atendido por um Psicólogo Online? Conheça o Terapize.

Meditação

De acordo com uma publicação da American Psychological Association, a meditação pode reduzir os hormônios do estresse e, assim, controlar a ansiedade, uma vez que ajuda a regular a respiração, conectar-se com o corpo e acalmar a mente.

Fonte: Live Science