Sinais encontrados na substância branca do cérebro intrigam cientistas
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Em estudo publicado na revista científica PNAS no último dia 12, pesquisadores descrevem a descoberta de sinais presentes na substância branca do cérebro. Para isso, a equipe usou imagens de ressonância magnética e observou as alterções enquanto os participantes realizavam tarefas simples, como mexer os dedos.
- Nosso cérebro passa a vida toda tentando adivinhar as coisas
- Cientistas identificam nova forma de comunicação no cérebro
Atualmente, os sinais da substância branca são ignorados ou descartados dos exames de ressonância magnética por serem fracos e mais difíceis de detectar. Com isso em mente, os pesquisadores pediram que os participantes repetissem continuamente suas ações, o que tornou possível a construção de uma tendência e um padrão.
Durante essas tarefas, os cientistas detectaram um aumento nos sinais dependentes do nível de oxigenação do sangue na substância branca — o que, por sua vez, pode ser resumido como um aumento da atividade cerebral.
Por enquanto, os pesquisadores ainda não conseguem afirmar de modo concreto o que esses sinais significam. "Nós simplesmente sabemos que algo está acontecendo. Existe realmente um sinal poderoso na substância branca", aponta a equipe.
Aumento de fluxo sanguíneo
Na massa cinzenta, esse aumento significa mais fluxo sanguíneo e oxigenação no cérebro. Uma das teorias dos cientistas é que pode ser o mesmo significado nas células da substância branca: mais oxigênio usado enquanto o cérebro funciona. Outra teoria é que está ligado de alguma forma ligado à atividade da massa cinzenta.
De qualquer forma, os cientistas lançam luz sobre a necessidade de compreender melhor o ocorrido, principalmente levando em consideração que alguns distúrbios (como epilepsia ou esclerose múltipla) podem surgir quando essa conectividade é interrompida.
Substância branca ou massa cinzenta?
Mas qual a diferença entre a massa cinzenta e a substância branca do cérebro? Vamos lá: primeiro, é válido apontar que as duas compõem o sistema nervoso central, que atua diretamente na percepção, no funcionamento do corpo e na realização de atividades essenciais, como locomoção, raciocínio e memória.
Massa cinzenta
A massa cinzenta é a camada mais externa do cérebro. Envolve o cerebelo, tronco cerebral e medula espinhal. Desempenha um papel significativo no controle dos movimentos, nas memórias e no gerenciamento das emoções.
Isso quer dizer que personalidade, inteligência, função motora, planejamento, organização, processamento de linguagem e processamento de informações sensoriais são resultado da massa cinzenta.
Substância branca
Já a substância branca está localizada nas partes profundas do órgão. A aparência branca vem da substância gordurosa esbranquiçada que envolve os axônios, chamada bainha de mielina. O papel é permitir que a informação seja transmitida entre diferentes áreas da massa cinzenta. Está diretamente relacionada com o aprendizado e as funções cerebrais, coordenando a comunicação entre as diferentes regiões. Mas ainda há muito a ser descoberto.