SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Sinais encontrados na substância branca do cérebro intrigam cientistas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Outubro de 2023 às 15h03

Link copiado!

Lisa Yount/unsplash
Lisa Yount/unsplash

Em estudo publicado na revista científica PNAS no último dia 12, pesquisadores descrevem a descoberta de sinais presentes na substância branca do cérebro. Para isso, a equipe usou imagens de ressonância magnética e observou as alterções enquanto os participantes realizavam tarefas simples, como mexer os dedos.

Atualmente, os sinais da substância branca são ignorados ou descartados dos exames de ressonância magnética por serem fracos e mais difíceis de detectar. Com isso em mente, os pesquisadores pediram que os participantes repetissem continuamente suas ações, o que tornou possível a construção de uma tendência e um padrão.

Durante essas tarefas, os cientistas detectaram um aumento nos sinais dependentes do nível de oxigenação do sangue na substância branca — o que, por sua vez, pode ser resumido como um aumento da atividade cerebral.

Continua após a publicidade

Por enquanto, os pesquisadores ainda não conseguem afirmar de modo concreto o que esses sinais significam. "Nós simplesmente sabemos que algo está acontecendo. Existe realmente um sinal poderoso na substância branca", aponta a equipe.

Aumento de fluxo sanguíneo

Na massa cinzenta, esse aumento significa mais fluxo sanguíneo e oxigenação no cérebro. Uma das teorias dos cientistas é que pode ser o mesmo significado nas células da substância branca: mais oxigênio usado enquanto o cérebro funciona. Outra teoria é que está ligado de alguma forma ligado à atividade da massa cinzenta.

Continua após a publicidade

De qualquer forma, os cientistas lançam luz sobre a necessidade de compreender melhor o ocorrido, principalmente levando em consideração que alguns distúrbios (como epilepsia ou esclerose múltipla) podem surgir quando essa conectividade é interrompida.

Substância branca ou massa cinzenta?

Mas qual a diferença entre a massa cinzenta e a substância branca do cérebro? Vamos lá: primeiro, é válido apontar que as duas compõem o sistema nervoso central, que atua diretamente na percepção, no funcionamento do corpo e na realização de atividades essenciais, como locomoção, raciocínio e memória.

Massa cinzenta

Continua após a publicidade

A massa cinzenta é a camada mais externa do cérebro. Envolve o cerebelo, tronco cerebral e medula espinhal. Desempenha um papel significativo no controle dos movimentos, nas memórias e no gerenciamento das emoções.

Isso quer dizer que personalidade, inteligência, função motora, planejamento, organização, processamento de linguagem e processamento de informações sensoriais são resultado da massa cinzenta.

Substância branca

Já a substância branca está localizada nas partes profundas do órgão. A aparência branca vem da substância gordurosa esbranquiçada que envolve os axônios, chamada bainha de mielina. O papel é permitir que a informação seja transmitida entre diferentes áreas da massa cinzenta. Está diretamente relacionada com o aprendizado e as funções cerebrais, coordenando a comunicação entre as diferentes regiões. Mas ainda há muito a ser descoberto.

Continua após a publicidade

Fonte: PNAS, Simply Psychology (12)