Cientistas identificam nova forma de comunicação no cérebro
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Em estudo publicado na revista Science, pesquisadores identificaram uma nova forma de comunicação que acontece no cérebro. Trata-se de um mecanismo nas células corticais externas do cérebro que produz um sinal por conta própria, que poderia fornecer aos neurônios individuais outra maneira de realizar suas funções lógicas.
- Pesquisadores descobrem nova estrutura do cérebro humano
- Nosso cérebro passa a vida toda tentando adivinhar as coisas
Para chegar a essa descoberta, o grupo mediu a atividade elétrica em tecidos removidos durante cirurgia, e analisou a estrutura através de microscopia de fluorescência. O estudo revela que células individuais no córtex usam não apenas os íons de sódio, como já era de conhecimento da comunidade científica, mas também cálcio.
Essa combinação de íons carregados positivamente foi responsável por ondas de voltagem que nunca tinham sido registradas antes.
Embora a equipe tenha realizado experimentos semelhantes em ratos, os tipos de sinais que eles observaram zumbindo nas células humanas eram muito diferentes. Quando dosaram as células com um bloqueador de canais de sódio chamado tetrodotoxina, ainda foi possível encontrar um sinal, mas quando o cálcio foi bloqueado, todos os sinais ficaram quietos.
A ideia do grupo de cientistas então é conduzir novos estudos para entender a fundo essa forma de comunicação cerebral.
Cérebro: um enigma desvendado pela ciência
Pouco a pouco, a ciência vem desvendando o órgão mais misterioso do corpo humano. Anteriormente, pesquisadores descobriram, por exemplo, que neurônios específicos acendem no seu cérebro quando você ouve alguém cantar e que o cérebro usa cálculo para controlar movimentos rápidos.
Fonte: Science via Science Alert