Rússia x Ucrânia: como lidar com a ansiedade causada por uma guerra?
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Soldados da Rússia invadiram a Ucrânia na última quinta-feira (24), despertando preocupação na população mundial. Em face dos conflitos, é difícil não se deparar com o surgimento do medo e da ansiedade. Mas como lidar com esses sentimentos?
- Você é mais ansioso de manhã? Estudos podem explicar o porquê!
- Tá difícil controlar a ansiedade? Estes apps podem ajudar!
A ansiedade é um dos 5 transtornos mentais mais comuns, e pode ser definida como uma resposta do organismo ao estresse e à antecipação de algo que ainda vai acontecer. O transtorno exige diagnóstico e tratamento, e em casos mais graves, pode gerar diferentes ramificações, como a síndrome do pânico, por exemplo.
O medo e a ansiedade podem causar problemas significativos em diferentes áreas da vida do paciente, como relações interpessoais, estudo e carreira. Os sintomas do transtorno incluem:
- Inquietação
- Fadiga
- Dificuldade de concentração
- Irritabilidade
- Tensão muscular
- Dificuldade em controlar sentimentos de preocupação
- Problemas de sono (dificuldade para dormir, sono excessivo ou insatisfatório)
No entanto, a ansiedade pode se manifestar de diferentes maneiras. Muita gente é mais ansiosa de manhã, porque parte da razão desses sintomas se deve ao cortisol, um hormônio cuja função é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações e contribuir para o funcionamento do sistema imunológico. Quando uma pessoa acorda, os níveis desses hormônios estão no seu ápice.
Entretanto, durante o dia, o cérebro se mantém ocupado com alguma atividade, seja trabalho, estudo ou mesmo lazer. É quando se deita a cabeça no travesseiro que a mente passa a refletir, por isso a ansiedade noturna é tão comum. Nesse momento, as preocupações sobre o futuro acabam vindo à tona, e com a eclosão da guerra entre Rússia e Ucrânia, as constantes notícias que se vê ao longo do dia e a incerteza do que acontecerá, é de se esperar que a ansiedade ataque.
Como tratar a ansiedade?
Os transtornos de ansiedade geralmente são tratados com psicoterapia, medicação ou ambos. Existem muitas maneiras de tratar a ansiedade e as pessoas devem consultar um psicólogo para chegar a uma indicação do melhor tratamento possível.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é um exemplo de um tipo de psicoterapia que pode ajudar pessoas com transtornos de ansiedade, já que propaga diferentes maneiras de pensar, se comportar e reagir a objetos e situações (como a guerra, por exemplo) que produzem medo. O método se concentra em identificar, desafiar e, em seguida, neutralizar pensamentos específicos.
A medicação não cura os transtornos de ansiedade, mas pode ajudar a aliviar os sintomas. No entanto, é preciso alertar que deve ser prescrita por um profissional, geralmente o médico psiquiatra. De qualquer forma, existem alguns remédios naturais que podem ajudar a aliviar as sensações negativas neste momento. Existem ainda hábitos que podem ajudar a conter a ansiedade, como: aderir a um sono regular, evitar cafeína e álcool.
Fonte: American Psychiatric Association, National Institute of Mental Health