Você é mais ansioso de manhã? Estudos podem explicar o porquê!

Você é mais ansioso de manhã? Estudos podem explicar o porquê!

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 06 de Outubro de 2021 às 08h30
micens/envato

Você sente ansiedade pouco depois de acordar? Alguns especialistas da psicologia vêm notando pacientes com relatos de manhãs regadas a sentimentos ansiosos, e tentaram entender a razão por trás desse comportamento. Com isso em mente, alguns estudos recentes apontam as possíveis relações entre o período matutino e essas sensações. 

Parte da ansiedade pode ser atribuída ao cortisol, cujos níveis são mais elevados quando você acorda. Basicamente, o cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais e sua função é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações e contribuir para o funcionamento do sistema imune.

De acordo com um estudo publicado na National Library of Medicine, os níveis de cortisol sérico são mais elevados pela manhã, por ser parte da inicialização do cérebro. Sabe quando o computador leva um tempo para iniciar? O cérebro é assim, após uma noite de sono. O estudo ressalta que, se alguém vem passando por uma situação estressante, o nível de cortisol tende a atingir um pico ainda mais alto pela manhã.

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(Imagem: Alexandra Gorn/Unsplash)

Outro estudo relaciona a ansiedade matinal com o ciclo circadiano, o mecanismo pelo qual nosso organismo se regula entre o dia e a noite. A partir dele, nossos processos fisiológicos são comandados para que nosso corpo consiga acordar, sentir fome, estar ativo, ficar com sono, e assim por diante.

Segundo a análise, a ansiedade piora pela manhã porque a resposta ao estresse descansa à noite enquanto a pessoa dorme, mas pode não descansar tanto em indivíduos com níveis mais altos de ansiedade, então aquele estresse fica acumulado ao longo da noite. Ao acordar, ele é liberado.

Os especialistas sugerem seguir uma rotina noturna e matinal para conter esses picos de ansiedade pela manhã, e recomendam adotar um horário certo para se deitar, além de sair das telas pelo menos meia hora antes de dormir.

Fonte: Huffpost

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