Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 remédios naturais que combatem ansiedade

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Agosto de 2021 às 17h05

Link copiado!

Rawpixel/Envato
Rawpixel/Envato

A ansiedade é um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso, e por mais que seja uma reação natural do corpo, pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia a dia. O recomendado é que a pessoa com ansiedade procure ajuda profissional. No entanto, estudos já apontaram determinados hábitos ou remédios naturais que ajudam a combatê-la, e listamos alguns deles:

Chá de camomila

Já é de conhecimento geral que tomar uma boa xícara de chá pode ser eficaz na hora de acalmar. E em 2018, um estudo publicado na revista Journal of Psychiatric Research foi além, sugerindo que a camomila pode alterar os níveis de cortisol, um hormônio do estresse.

Continua após a publicidade

"As disfunções na biologia do estresse são hipotetizadas para contribuir para os transtornos de ansiedade e para serem melhoradas durante o tratamento bem-sucedido. Avaliamos se aumentos no cortisol matinal e na inclinação do cortisol diurno, marcadores da biologia do estresse, estão associados à resposta clínica à terapia com camomila entre indivíduos com transtorno de ansiedade", aponta o estudo.

Canabidiol

O óleo de canabidiol (CBD) é um derivado da planta cannabis, e não contém tetrahidrocanabinol, ou THC, que é a substância responsável pela maioria dos efeitos psicológicos da erva. Pesquisas preliminares sugerem que o CBD tem potencial significativo para reduzir a ansiedade e o pânico. No entanto, aqui no Brasil, não é tão simples ter acesso ao fitofármaco, sendo necessária uma consulta com um especialista em medicina canabinoide, neurologista ou psiquiatra para avaliação do quadro clínico. A venda só é feita mediante apresentação de receita e o custo inviabiliza o acesso para a maioria. Confira tudo o que sabemos sobre o uso da cannabis medicinal!

Aromaterapia

Continua após a publicidade

Cheirar óleos vegetais calmantes pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. Determinados aromas funcionam melhor para algumas pessoas do que para outras, portanto, é válido experimentar várias opções e consultar algum especialista na área. A alfazema, por exemplo, costuma ser bem eficaz, bem como a lavanda. 

Além disso, um estudo já chegou a testar os efeitos da aromaterapia com lavanda na insônia em 67 mulheres com idade entre 45 e 55. Os resultados sugerem que a aromaterapia pode reduzir a frequência cardíaca a curto prazo e ajudar a aliviar os problemas do sono a longo prazo. Inclusive, a aromaterapia é uma prática alternativa coberta pelo SUS.

Exercício físico

Continua após a publicidade

Realizar exercícios físicos é uma ótima maneira de combater a ansiedade. Nesse caso, o efeito se dá pelo gasto de energia. Uma revisão de 12 ensaios clínicos descobriu que o exercício pode ser um verdadeiro tratamento para a ansiedade. No entanto, a revisão advertiu que apenas pesquisas de qualidade superior poderiam determinar sua eficácia.

Os exercícios também podem ajudar a aliviar a ansiedade causada por circunstâncias estressantes. Resultados de outro estudo, por exemplo, sugerem que o exercício pode beneficiar pessoas com ansiedade relacionada ao fato de parar de fumar.

Animais de estimação

Ter um bicho em casa pode ser uma terapia e tanto, se você gosta de animais e companhia. Isso pode ser muito bom para ansiedade, segundo uma pesquisa de 2015. Inclusive, aqui no Canaltech, já chegamos a falar sobre os benefícios da companhia de animais contra depressão e ansiedade.

Continua após a publicidade

Fonte: Medical News Today