Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Primeiro lote da vacina da Pfizer/BioNTech deve chegar no Brasil em 29 de abril

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Abril de 2021 às 17h05

Link copiado!

 Maksim Goncharenok/ Pexels
Maksim Goncharenok/ Pexels

Para ampliar a vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil, o Ministério da Saúde espera receber o primeiro lote com doses da vacina da Pfizer/BioNTech no dia 29 deste mês. De acordo com informações da GloboNews, esta primeira remessa contará com 1 milhão de doses do imunizante contra a COVID-19.

Posteriormente, um segundo envio com mais 1 milhão de doses será feito para o país pela farmacêutica norte-americana Pfizer, conforme contrato assinado com o governo Federal. O lote do imunizante sairá da de uma das fábricas da Europa, provavelmente da Bélgica. Vale lembrar que, por aqui, a fórmula já recebeu autorização definitiva de uso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em fevereiro.

Continua após a publicidade

No dia 29 de abril, a expectativa é que o governo Federal organize um evento para o recebimento do primeiro lote de vacinas de mRNA (RNA mensageiro) que o país receberá na pandemia da COVID-19. A previsão é que o avião desembarque no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior do estado de São Paulo. 

Vacinas da Pfizer/BioNTech no Brasil

Além das 2 milhões de doses que foram adiantadas para o país pela farmacêutica, o Ministério da Saúde ainda prevê a entrega total de 15,5 milhões de doses do imunizante contra a COVID-19 até junho. Isso porque, no mês de março, foi assinado um contrato para a aquisição de 100 milhões de doses, conforme anunciado na época. No entanto, esta quantidade pode ser entregue até o final de 2021. 

Anteriormente, o Itamaraty previa que o país receberia as primeiras 842 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech apenas em junho, a partir da iniciativa COVAX Facility, liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). É importante ressaltar que a entrega do programa para o acesso igualitário de imunizantes contra o coronavírus ainda está mantida e deve somar as outras doses que o governo Federal conseguir adiantar para o Brasil.

Continua após a publicidade

Quanto a eficácia da vacina da Pfizer/BioNTech, estudo israelense observou 94% de eficácia contra casos sintomáticos da infecção pelo coronavírus. O estudo foi realizado pela seguradora israelense Clalit e envolveu 1,2 milhão de pessoas, sendo que 600 mil haviam recebido as duas doses do imunizante.