Publicidade

Brasil deve receber 842 mil doses da vacina da Pfizer em junho, prevê Itamaraty

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Abril de 2021 às 18h15

Link copiado!

alexstand/Envato
alexstand/Envato

Programa de distribuição de vacinas contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2), o COVAX Facility pretende distribuir cerca de 14,1 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech no segundo trimestre deste ano, ou seja, entre os meses de abril e junho. No caso brasileiro, o Itamaraty aguarda o recebimento de 842,4 mil doses no mês de junho. Por aqui, a fórmula recebeu autorização definitiva de uso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em fevereiro.

Quanto ao envio de doses da Pfizer/BioNTech previsto para junho través do COVAX Facility, é importante explicar que este lote é independente ao negociado diretamente com a farmacêutica norte-americana Pfizer. “Cabe ressaltar que essas 842.400 doses não fazem parte das 100 milhões já contratadas pelo Ministério da Saúde diretamente com a farmacêutica”, ressaltou o Itamaraty em comunicado.

Continua após a publicidade

Em anúncio feito na segunda-feira (12), a Gavi Alliance também confirmou que o Brasil estará entre os primeiros beneficiados pelo programa. Vale explicar que a Gavi Alliance tem como parceira a Fundação Bill e Melinda Gates e é uma das coordenadoras do programa de distribuição de vacinas contra a COVID-19 no mundo, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e inúmeros governos. Além dos brasileiros, doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a COVID-19 também devem ser enviadas para Colômbia, México, Filipinas, África do Sul e Ucrânia, neste primeiro momento.

Vacinas contra a COVID-19 através do COVAX

Até o momento, o programa COVAX distribuiu cerca de 38 milhões de doses de imunizantes contra a COVID-19 para 102 países. No entanto, a maioria das entregas focava na distribuição da vacina Covishield (Oxford/AstraZeneca) e que ainda estão em andamento “com alguns atrasos”, de acordo com a Gavi Alliance.

Por enquanto, a distribuição de lotes da fórmula Covishield já prometidos deve se entender até maio. Segundo o comunicado da Gavi Alliance, grande parte da produção da vacina Covishield é feita pelo Serum Institute of India e o instituto reduziu a expectativa de entregas, o que afetou todo o calendário do COVAX pelo mundo.

Continua após a publicidade

No caso brasileiro, o país chegou a receber mais de um milhão de doses do imunizante Covishield, em março. De acordo com o Ministério da Saúde, o acordo nacional com o programa da OMS prevê, no total, o recebimento de 42,5 milhões de doses de diferentes vacinas contra a COVID-19. Esta quantidade será suficiente para imunizar cerca de 10% da população.

Fonte: Agência BrasilReuters