Publicidade

Primeiro exame de sangue que detecta covid longa já está disponível na Austrália

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Maio de 2023 às 17h57

Link copiado!

fernando zhiminaicela/Pixabay
fernando zhiminaicela/Pixabay

A Austrália passou a disponibilizar o primeiro exame de sangue que detecta covid longa. A ideia do teste é ajudar os médicos a diferenciar a condição de outras que tenham sintomas semelhantes, o que possibilita projetar abordagens de tratamento personalizadas.

A covid longa pode afetar qualquer pessoa infectada pelo coronavírus SARS-CoV-2. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou, anteriormente, que foram relatados mais de 200 sintomas diferentes, que podem ter impacto no funcionamento diário do corpo.

Dentre esses sintomas típicos de covid longa estão a fadiga, confusão mental, falta de ar, insônia e uma ampla gama de problemas cardiovasculares. O teste de diagnóstico funciona usando medidas objetivas de biomarcadores imunológicos.

Continua após a publicidade

Covid longa

Segundo a OMS, "a condição pós-covid ocorre em indivíduos com histórico de infecção por SARS CoV-2 provável ou confirmada, geralmente 3 meses após o início da covid-19 sintomática, e que duram pelo menos 2 meses."

Os sintomas da covid longa podem surgir após um episódio grave de infecção pela covid-19 ou podem persistir desde o início da doença. Além disso, "os sintomas também podem flutuar ou recair ao longo do tempo", explica a Organização.

Primeiro exame de sangue que detecta covid longa

Continua após a publicidade

O teste simples baseado em sangue foi desenvolvido pela empresa de testes de diagnóstico IGeneX, e conta com a ajuda da incellKINE, uma tecnologia baseada em machine learning que é capaz de avaliar a presença de um perfil imunológico distinto caracterizado por padrões de biomarcadores de citocinas e quimiocinas considerados exclusivos de pacientes com covid longa.

Os primeiros ensaios clínicos chegaram a ser publicados na revista científica Frontiers in Immunology. Já na ocasião, foi possível apontar que o teste fornece 97% de sensibilidade.

No entanto, o conceito desse exame de sangue que detecta covid longa não vem de agora. Em 2022, esse mesmo teste recebeu a marcação CE-IVD na Europa, o que indica que cumpre os requisitos das diretivas de produtos europeus relevantes e atende a todos os requisitos dos padrões europeus harmonizados de desempenho e segurança relevantes.

Continua após a publicidade

Fonte: Frontiers in Immunology, News Medical