Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é um sedentário?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Novembro de 2022 às 10h00

Link copiado!

Adrian Swancar/Unsplash
Adrian Swancar/Unsplash

Apesar de ser um termo amplamente conhecido, o sedentarismo — ou, como alguns especialistas indicam chamar, “comportamento sedentário” — figura no imaginário popular como o definidor de uma pessoa obesa ou pouco saudável, o que não é necessariamente verdade. Afinal, o que é sedentarismo na definição atual?

Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), uma pessoa sedentária é aquela que pratica atividades físicas leves por menos de 150 minutos por semana, mínimo recomendado para a população entre 18 e 60 anos. Mais detalhadamente, há uma questão energética corporal em jogo.

Continua após a publicidade

Precisamos entender o MET — o equivalente metabólico, que define o consumo de oxigênio por minuto gerado pelas nossas atividades diárias. Coisas como dormir e ficar sentado ou deitado gastam de 1,0 a 1,5 METs. Essas atividades representam um gasto calórico reduzido, feito por praticamente todos os seres humanos.

A atividade física leve, que, sozinha, ainda é considerada comportamento sedentário, inclui andar devagar, lavar louças, cozinhar, sentar, escrever, enfim, atividades diárias comuns, que gastam de 1,6 a 2,9 METs. Aí entram os exercícios físicos.

Atividade física x Exercício físico

Respondendo à pergunta que você deve estar se fazendo agora, sim: há uma diferença entre atividade física e exercício físico! O primeiro termo diz respeito a qualquer atividade corporal intencional (descartando batimentos cardíacos e respiração), desde levantar da cama a ir ao trabalho, dançar, varrer a casa, tomar banho, etc.

Continua após a publicidade

Já o exercício físico é uma atividade mais planejada, estruturada e com o objetivo de aprimorar a estrutura muscular, flexibilidade ou equilíbrio do corpo — idealmente, com auxílio de um profissional em educação física. Todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade é um exercício, em suma.

Qual o mínimo de atividade devo praticar para não ser sedentário?

Considera-se que uma atividade física seja moderada quando gasta de 3 a 6 METs por minuto, e atividades intensas, mais do que 6 METs/min. Para sair do sedentarismo, uma pessoa precisa realizar atividades no mínimo moderadas 5 vezes por semana, por 30 minutos, ou atividades intensas 3 vezes por semana, por 20 minutos, no mínimo.

Continua após a publicidade

Uma caminhada, por exemplo, caso realizada a 6,4 km/h, equivale a 4 METs/min, e correr a 8,0 km/h gasta cerca de 8,0 METs/min. Segundo especialistas, para se manter saudável, é preciso gastar de 450 a 750 METs por semana, somando os exercícios físicos mais pesados com as atividades realizadas no dia-a-dia.

A atividade física é importante para evitar uma vida sedentária porque ela pode acarretar diversos problemas de saúde. O controle de peso e de doenças cardiovasculares, só para começar, já podem ser muito beneficiados pela prática de exercícios físicos.

A saúde mental e bem-estar também estão no rol de benefícios do exercício físico. Após praticar atividades, liberamos endorfina, que gera uma sensação de bem-estar (não à toa, a substância é conhecida como “hormônio do prazer”). Podemos melhorar o humor com a prática, que, segundo alguns estudos, pode ainda ajudar no alívio de sintomas de depressão.

Continua após a publicidade

Além disso, praticar exercícios é fundamental para prevenir a hipertensão, uma das possíveis consequências do sedentarismo, ocorrendo quando a pressão arterial é muito elevada. Deficiência em nutrientes e estresse também influenciam sua ocorrência.

Em suma, é importante manter um estilo de vida ativo, evitando o comportamento sedentário para o bem físico e mental do corpo — todo mundo já está cansado de saber, mas praticar exercícios é qualidade de vida: idealmente, com auxílio de profissionais.

Fonte: Fleury, Onrom, Ministério da Saúde