Publicidade

Neuralink instala 2º implante cerebral em humano

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Reprodução/Neuralink
Reprodução/Neuralink

Fundada por Elon Musk, a Neuralink realizou a cirurgia para implantar o segundo chip cerebral em um paciente humano. O procedimento foi bem-sucedido e o implante está funcionando, mas ainda não foram compartilhados detalhes sobre o histórico do indivíduo.

O anúncio do segundo implante de um chip cerebral da Neuralink foi feito pelo próprio Musk durante o Lex Fridman Podcast, divulgado na última semana. Sabe-se apenas que o novo paciente tem também uma lesão na medula espinhal e que cerca de 400 eletrodos do implante estão em atividade.

"Não quero dar azar, mas parece que [a cirurgia] foi extremamente bem com o segundo implante. Então, há muito sinal [cerebral], muitos eletrodos. Está funcionando muito bem", afirmou Musk para o cientista da computação Fridman.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Testes da Neuralink com humanos

O segundo implante cerebral da Neuralink é parte do estudo clínico conhecido como PRIME. Por enquanto, todas as cirurgias envolvendo o chip são consideradas como testes para validar a eficácia e a segurança da tecnologia capaz de permitir que pacientes com mobilidade reduzida consigam controlar o cursor de um mouse através do poder da mente.

“Esperamos fazer 10 [cirurgias de implante do chip cerebral] até o final deste ano’, comentou Musk. Considerando os dois casos já mencionados (incluindo o do primeiro paciente Noland Arbaugh), mais oito pacientes devem passar por todo o processo até o final de dezembro. Muito possivelmente, essas pessoas devem ser dos EUA, do Canadá ou do Reino Unido

Conforme os testes avançam e os resultados são positivos, "aumentaremos o número de eletrodos drasticamente” e “melhoraremos o processamento de sinais [emitidos pelo cérebro]”, aponta Musk.

Chip cerebral de Elon Musk

Vale mencionar que o implante do primeiro chip cerebral da Neuralink foi anunciado em janeiro deste ano, envolvendo o paciente Noland, de 29 anos. Após um acidente, ele ficou tetraplégico e perdeu a sua autonomia, o que retomou parcialmente com a nova tecnologia.

Hoje, Noland consegue usar o computador, pode navegar na internet e usar as redes sociais, além de jogar videogames, usando a mente como controle.

Continua após a publicidade

Devido a uma série de problemas envolvendo o chip cerebral, com a retração dos fios dos eletrodos, o paciente enfrentou alguns problemas nos primeiros meses. No entanto, ajustes da Neuralink reverteram a perda de controle da tecnologia, melhorando a sensibilidade do sistema.

Em relação ao novo paciente, não se sabe se algum problema foi identificado, como os problemas já observados com os fios do implante ou alguma dificuldade de adaptação.

Fonte: Lex Fridman Podcast