Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MedTech | As 5 inovações cientificas mais interessantes do mês [09/22]

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Setembro de 2022 às 12h30

Link copiado!

DC_Studio/Envato
DC_Studio/Envato

A cada mês, os cientistas nos surpreendem com invenções capazes de solucionar problemas verdadeiramente pertinentes para a área da saúde, e o Canaltech faz uma seleção das mais notáveis. Em setembro, vimos microrrobôs pulmonares e até um implante capaz de estimular o organismo contra o câncer. Confira as 5 inovações cientificas mais interessantes do mês:

Exame de sangue determina imunidade contra covid

Continua após a publicidade

A empresa ImunnoServ e a Universidade de Cardiff se uniram para desenvolver um novo teste sanguíneo capaz de identificar pacientes com mais riscos de serem reinfectados por covid-19 a partir de uma simples picada no dedo.

Os testes foram realizados em mais de 300 voluntários de todo o Reino Unido, e a ideia é que identificar as pessoas mais vulneráveis pelo método possa ajudar direcionar intervenções, focando vacinas de reforço em determinadas populações, por exemplo.

Microrrobôs que podem navegar no pulmão

Continua após a publicidade

Neste mês, engenheiros dos EUA desenvolveram microrrobôs capazes de nadar nos pulmões, administrar medicamentos e fortalecer pesquisas sobre casos de pneumonia bacteriana. Em testes com roedores, a invenção conseguiu eliminar com segurança as bactérias causadoras de pneumonia, levando a 100% de sobrevivência. Em contraste, todos os camundongos não tratados morreram.

Basicamente, esses microrrobôs são feitos de células de algas, com superfícies salpicadas de nanopartículas cheias de antibióticos. As algas fornecem movimento, o que permite que os microrrobôs nadem e entreguem antibióticos diretamente a mais bactérias nos pulmões.

Equipamento detecta sintomas de lúpus

Continua após a publicidade

Em paralelo, pesquisadores da Universidade de Minnesota (EUA) desenvolveram um dispositivo capaz de detectar sintomas de lúpus e outras doenças sensíveis à luz. O equipamento pode ser colocado diretamente na pele do usuário e fornecer um feedback em tempo real.

Na prática, esse sensor de luz aumenta as chances de tratamento, permitindo o acesso a informações personalizadas sobre cada paciente para determinar possíveis causas e quais são os principais sintomas atribuídos a determinados tipos de doença.

Implante estimula produção de remédios contra câncer

Continua após a publicidade

Neste mês, pesquisadores norte-americanos desenvolveram uma técnica em que o próprio organismo do paciente produz os remédios necessários contra o câncer, através de um implante. Em roedores, a estratégia permitiu a remissão de um tipo de câncer raro e grave nos pulmões.

O implante usado é do tamanho de uma cabeça de alfinete, com formato esférico e coloração branca. No organismo do animal, é implantado em regiões próximas aos tumores, onde ele estimula a produção de doses contínuas de interleucina-2 (IL-2).

Absorvente detecta HPV pela menstruação

Continua após a publicidade

Para encerrar a lista de inovações científicas mais interessantes do mês, vale notar um absorvente capaz de detectar o HPV (vírus do papiloma humano) pela menstruação. Trata-se de uma infecção sexualmente transmissível que pode levar ao câncer do colo do útero se não for tratada. A tarefa de diagnosticar pode ser complicada, porque muitas pessoas com HPV de alto risco não desenvolvem nenhum sintoma. O novo absorvente se chama Q-Pad e é feito 100% de algodão, além de conter uma tira de teste removível em papel.