Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MedTech | As 5 inovações cientificas mais interessantes do mês [08/22]

Por| Editado por Luciana Zaramela | 31 de Agosto de 2022 às 10h16

Link copiado!

Image-Source/Envato Elements
Image-Source/Envato Elements

A cada mês, a ciência e a tecnologia estreitam relações, sob a única premissa de facilitar a vida do ser humano e solucionar questões pertinentes a diversas áreas, como a saúde, por exemplo. Com isso, selecionamos as maiores inovações científicas anunciadas neste mês de agosto.

Lente detectora de câncer

Continua após a publicidade

De vez em quando, a ciência pega de surpresa e leva a descobertas inimagináveis, como a possibilidade de detectar o câncer através de uma lente de contato. Pois é justamente essa a proposta de um grupo de pesquisadores, que publicaram um artigo na revista científica Advanced Functional Material.

A tecnologia se concentra em identificar proteínas dos exossomos, pequenas estruturas encontradas em diferentes tipos de secreções corporais (como as lágrimas), com potencial para serem biomarcadores de diagnóstico de câncer. A lente de contato foi projetada com microcâmaras ligadas a anticorpos que podem capturar exossomos, e após a captura, é possível identificar a possível presença de algum tumor.

Smartphone contra zumbido no ouvido

Continua após a publicidade

Quando uma pessoa tem zumbido no ouvido, pode haver um enorme impacto no bem-estar. Por isso, alguns pesquisadores desenvolveram um tratamento para esse paciente, em que ele ouve uma variedade de sons por meio de fones de ouvido Bluetooth e fornece feedback ao aplicativo em si. Essa nova terapia em estudo é responsável por reconectar o cérebro a ponto de reduzir a relevância do zumbido para o ouvinte.

Gel injetável contra tumor cerebral

Como você pode perceber, combater tumores é uma das preocupações da comunidade científica. Isso se traduz em uma das inovações científicas mais interessantes do mês, que é um gel injetável capaz de erradicar células-tronco tumorais que possam permanecer no cérebro.

Continua após a publicidade

Esse material pode ser injetado na cavidade cerebral deixada pelo tumor e preencher completamente essa cavidade, liberando um medicamento no tecido e promovendo a resposta imune que combate o câncer.

IA capaz de detectar Parkinson na respiração

Neste mês, uma equipe de cientistas norte-americanos que desenvolveu uma Inteligência Artificial (IA) capaz de detectar a doença através da respiração. Para o exame, foi desenvolvido um dispositivo que emite sinais de rádio, analisa seus reflexos no ambiente ao redor e extrai os padrões respiratórios do paciente, sem qualquer interferência corporal. Em seguida, o sinal de respiração é enviado para a rede neural e esta avalia indícios de Parkinson de maneira passiva.

Continua após a publicidade

Embriões sintéticos para doação de órgãos

A empresa de biotecnologia Renewal Bio já conseguiu trazer à tona um embrião de camundongo “sintético” criado sem a necessidade de esperma, óvulo ou mesmo útero. Agora, a ideia é recriar o experimento usando células humanas, com o objetivo final de usar embriões humanos sintéticos para produzir órgãos destinados a doações para quem precisa.

O método para manter embriões de roedores vivos por vários dias — consagrando-os como uma das inovações científicas mais interessantes do mês — consiste em incubadoras que giram líquidos cuidadosamente, como uma roda gigante.