Publicidade

Cientistas criam absorvente que detecta HPV pela menstruação

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Setembro de 2022 às 09h47

Link copiado!

Aleruana/Envato
Aleruana/Envato

Cientistas de Stanford desenvolveram um absorvente capaz de detectar o HPV (vírus do papiloma humano) pela menstruação. Trata-se de uma infecção sexualmente transmissível que pode levar ao câncer do colo do útero se não for tratada. A tarefa de diagnosticar pode ser complicada, porque muitas pessoas com HPV de alto risco não desenvolvem nenhum sintoma.

Normalmente, para detectar o HPV, o médico coleta uma amostra do colo do útero durante um exame de Papanicolau. A amostra é então analisada e as células coletadas através do swab são inspecionadas quanto a alterações causadas pelo HPV. É um procedimento de rotina recomendado para mulheres de 25 a 65 anos a cada cinco anos.

Já esse novo absorvente se chama Q-Pad e é feito 100% de algodão, além de conter uma tira de teste removível em papel. Para testar sua eficácia, os pesquisadores instruíram as mulheres do estudo a usá-lo no segundo ou terceiro dia da menstruação, que geralmente corresponde ao maior volume de fluxo.

Continua após a publicidade

O estudo incluiu amostras de swab cervical e amostras de sangue menstrual auto-colhidas em casa de 106 mulheres, e o teste diagnosticou HPV com precisão comparável ao teste padrão. Para se ter uma noção, o teste foi até capaz de determinar 12 casos de HPV de alto risco que o teste padrão coletado pelo médico não identificou.

A teoria dos autores do estudo é que o HPV residia em uma área do colo do útero ou canal vaginal onde o swab clínico não alcançava, mas através do qual o sangue menstrual ainda fluía. A ideia é que esse absorvente possa ajudar em uma “avaliação de longo prazo do estado de saúde” mais eficiente.

Por enquanto, os pesquisadores ainda continuam a desenvolver o absorvente, por meio de uma empresa que eles fundaram, e que está trabalhando para tornar a tecnologia amplamente disponível. Ainda não há um prazo estipulado para que a invenção chegue ao mercado.

Continua após a publicidade

Fonte: Obstetrics & Gynecology via Futurity