Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Médicos usam Apple Vision Pro em cirurgias na Índia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Maio de 2024 às 12h38

Link copiado!

Bram Van Oost/Unsplash
Bram Van Oost/Unsplash

Os relatos de cirurgias feitas com os óculos Apple Vision Pro estão aumentando em todo o mundo. Depois do Reino Unido e do Brasil, há registros de médicos cirurgiões usando o headset de realidade mista (MR) da Apple em procedimentos cirúrgicos na Índia. Por lá, nove procedimentos foram feitos com a tecnologia até o momento.

Na Índia, o uso do headset Apple Vision Pro está relacionado com a laparoscopia (ou videolaparoscopia), um procedimento minimamente invasivo em que uma câmera (laparoscópio) é usada para avaliar a condição de diferentes órgãos.

No caso brasileiro, o dispositivo da Apple foi usado durante uma videoartroscopia, outro procedimento que examina a estrutura interna das articulações. Isso é feito também com o auxílio de uma câmera. 

Continua após a publicidade

Apple Vision Pro na Índia

As cirurgias com o Apple Vision Pro ocorrem no GEM Hospital, localizado na cidade de Chennai, na porção leste da Índia. Em post nas redes sociais, o centro médico afirma que o uso do headset eleva a laparoscopia a um novo “nível”.

“Esta tecnologia [usada durante a laparoscopia] ajuda a tratar uma variedade de condições, incluindo problemas de vesícula biliar, câncer de estômago, fístulas e hérnias”, acrescenta o comunicado. 

Facilidade na hora da cirurgia

Entre os benefícios do uso do Apple Vision Pro, está a capacidade de visualizar as imagens captadas pelo instrumento cirúrgico, sem consultar a todo instante o monitor. Também permite a sobreposição de imagens, como um exame de tomografia computadorizada.

“Outra grande vantagem é a ergonomia e o conforto do cirurgião", afirma P. Senthilnathan, diretor do GEM Hospital, em nota. Afinal, "o cirurgião pode mover a cabeça para qualquer ângulo em vez de [precisar manter] uma postura", acrescenta. "Mesmo no caso da cirurgia robótica, o cirurgião tem que se curvar", completa.

A seguir, veja uma demonstração da cirurgia feita na Índia:

Continua após a publicidade

Vale pontuar que, apesar da novidade em relação ao Apple Vision Pro, as cirurgias feitas com headsets de realidade mista acontecem há alguns anos. No caso brasileiro, o Canaltech já acompanhou o uso do HoloLens 2, da Microsoft, durante uma cirurgia.

Fonte: GEM Hospital (Instagram) e Chennai Press