CES 2024 | Luva ajuda nos movimentos de pacientes com Parkinson
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela | •
Na CES 2024, a empresa norte-americana GyroGear anunciou a GyroGlove, uma luva que pode ajudar nos movimentos de pacientes com Parkinson — condição neurológica crônica que afeta principalmente o sistema motor, causando tremores, rigidez muscular e lentidão.
- IA detecta Parkinson anos antes do surgimento dos sintomas
- Exame de sangue pode diagnosticar a doença de Parkinson
A ideia da novidade é ajudar na qualidade de vida desses pacientes, uma vez que possibilita a realização de atividades do cotidiano que não são fáceis para quem convive com a doença, como segurar uma caneta e escrever com clareza ou segurar uma xícara de café sem derramar, por exemplo.
O segredo da luva está em um giroscópio (dispositivo que utiliza o princípio da conservação do momento angular para manter uma orientação específica no espaço, resistindo a mudanças na direção) que contraria o movimento do pulso do usuário, reduzindo o tremor causado pela doença. Veja como funciona:
O plano dos criadores é fazer um giroscópio menor em futuros protótipos da luva. “Queremos desviar o foco da doença e voltar ao fato de que estamos falando de vida humana. Isso é o que a tecnologia deveria fazer; é mais importante focar em nós mesmos como pessoas e entender como podemos realmente melhorar a vida das pessoas", declarou o fundador da GyroGear, Dr. Faii Ong, em comunicado.
Anteriormente, outros pesquisadores desenvolveram uma luva que ajuda pacientes com AVC a recuperar habilidades, através de uma técnica diferente: 16 sensores permitem que o usuário “sinta” as superfícies ou objetos que está tocando, de modo que aprimora o movimento das mãos e possibilite o controle sobre a flexão e a extensão dos dedos.
Tecnologia ajuda pacientes com Parkinson
Essa luva da GyroGear é mais uma prova de que a tecnologia está envolvida no futuro do combate à doença de Parkinson. Dia após dia, inovações científicas vêm à tona com a promessa de tornar mais fácil a vida desses pacientes. Em 2023, pesquisadores brasileiros desenvolveram um jogo que ajuda na recuperação de pacientes com Parkinson.
Fonte: CES 2024, The Straits Times