Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fiocruz recebe novo lote de insumos para a produção de vacinas hoje (23)

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Junho de 2021 às 12h05

Link copiado!

_Tempus_/Envato
_Tempus_/Envato

Para a produção de novas doses da vacina Covishield (AtraZeneca/Oxford), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve receber uma nova remessa do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), nesta quarta-feira (23). O insumo necessário para o envase de novas doses do imunizante contra a COVID-19 deve desembarcar da China no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o RioGaleão.

A nova remessa de insumos da vacina Covishield deve garantir a produção de mais 5,8 milhões de doses. Segundo a Fiocruz, com este lote, as entregas semanais da vacina estão garantidas até o dia 16 de julho. Além disso, a fundação afirmou que trabalha para o adiantamento de novas remessas, já que permanece com capacidade de produção superior à de disponibilização do insumo.

Continua após a publicidade

Preparativos para as doses 100% nacionais

Vale lembrar que o acordo para a transferência de tecnologia do imunizante foi assinado com a farmacêutica AstraZeneca no dia primeiro deste mês. Dessa forma, a Fiocruz ganhará autonomia para produzir doses 100% nacionais da vacina, sem depender de importações do IFA. A expectativa é que a primeira remessa totalmente nacional esteja disponível em outubro.

Para o novo momento de autonomia na produção, a Fiocruz trabalha no treinamento da equipe técnica e elaboração da documentação relacionada aos processos produtivos do insumo nacional. Além disso, a fábrica já trabalha na produção dos primeiros lotes de IFA para validação. Os lotes experimentais ainda devem passar por testes de comparabilidade da farmacêutica AstraZeneca e, após a validação, começará a produção em larga escala da matéria-prima. Em um segundo momento, ocorrerá a produção das vacinas.

Segundo a Fiocruz, as instalações atuais têm capacidade de produção de insumos para cerca de 15 milhões de doses da vacina contra o coronavírus por mês. Isso porque foram feitas adaptações da planta fabril do Centro Henrique Penna (CHP), parte do Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV) no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Brasil