Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

FDA aprova Wegovy para reduzir risco de doenças cardíacas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Março de 2024 às 13h23

Link copiado!

Towfiqu98/Envato
Towfiqu98/Envato

Na última semana, a agência de saúde Food and Drug Administration (FDA) aprovou um novo uso para o medicamento Wegovy (semaglutida, mesmo princípio ativo do Ozempic): redução do risco de doenças cardíacas. Aplicada através de caneta, a semaglutida já é usada para o controle do diabetes tipo 2 e para perda de peso, dependendo da formulação.

Em nota, a FDA explica que a medicação com semaglutida pode ser usada para “reduzir o risco de morte cardiovascular, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral [AVC] em adultos com doenças cardiovasculares e obesidade ou excesso de peso”.

Dessa forma, o Wegovy se torna “o primeiro medicamento para perda de peso a ser aprovado também para ajudar a prevenir eventos cardiovasculares potencialmente fatais” em pessoas com mais de 18 anos, afirma John Sharretts, porta-voz da FDA. 

Continua após a publicidade

No entanto, o uso da medicação deve ser feito de forma combinada com mudanças no estilo de vida, como realização de atividades físicas e adoção de uma dieta hipocalórica — a pessoa vai ingerir, por dia, menos calorias do que ela gasta, o que provoca déficit calórico. 

A ampliação de uso da semaglutida é restrita aos Estados Unidos. Até o momento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não aprovou a nova possibilidade de uso do Wegovy no Brasil. Por aqui, apenas o Ozempic foi liberado pela agência.

Wegovy ou Ozempic?

Cabe destacar que o Wegovy e o Ozempic são dois medicamentos injetáveis à base de semaglutida, uma substância semelhante ao hormônio GLP-1, desenvolvidos pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk.

Continua após a publicidade

Apesar da composição semelhante, a indicação difere entre eles. A dosagem da semaglutida, em miligramas, é maior no Wegovy. Dessa forma, o Ozempic é recomendado para pacientes diabéticos, enquanto o Wegovy é prescrito para controle do peso. 

Na aprovação da FDA, apenas o Wegovy foi recomendado contra doenças cardíacas, em uma medida considerada revolucionária. "Oferecer uma opção comprovada de tratamento que reduz o risco cardiovascular é um grande avanço para a saúde pública", pontua Sharrets.

Efeito protetor do Wegovy

Continua após a publicidade

Para aprovar o novo uso da caneta emagrecedora, a agência dos EUA analisou os resultados de um estudo clínico duplo-cego com 17,6 mil pacientes. De forma aleatória, uma parte desses indivíduos recebeu o Wegovy, enquanto a outra parcela tomou um placebo. Em paralelo, todos receberam aconselhamento para praticar exercícios físicos e adotar novos hábitos alimentares.

Segundo os autores, os indivíduos que não receberam a medicação tinham um risco de 8% em desenvolver doenças cardiovasculares. No grupo que usou Wegovy, o risco caiu para 6,5%. É uma redução de aproximadamente 20% no risco.

Efeitos colaterais de Wegovy e Ozempic

Como todo medicamento, a semaglutida provoca efeitos colaterais e, por isso, só deve ser usada após indicação médica. A seguir, confira as reações indesejadas mais comuns do Wegovy:

Continua após a publicidade
  • Náusea e vômitos; 
  • Diarreia;
  • Prisão de ventre;
  • Dor abdominal;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga;
  • Dispepsia (indigestão);
  • Tontura;
  • Distensão abdominal;
  • Hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) em pacientes com diabetes;
  • Flatulência (acúmulo de gases);
  • Refluxo gastroesofágico.

Fonte: FDA