Conversar com baleias pode nos ajudar a entender alienígenas
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela | •
A comunicação com outras espécies de vida inteligente na Terra pode servir como um primeiro passo para entender a linguagem extraterrestre, se isso um dia precisar acontecer (já que nosso primeiro contato com alienígenas pode demorar 400 mil anos). E para colocar isso em prática, os cientistas optaram por começar a tentar conversar com baleias, conforme diz um estudo publicado na revista Peer J.
- Cientistas criam nova mensagem para tentar contato com alienígenas
- Alienígenas já visitaram o Sistema Solar? Se sim, podem ter deixado pistas
Os cientistas do Search for Extraterrestrial Intelligence descrevem as baleias como um excelente ponto de partida por seus sistemas complexos de comunicação social que poderiam ser potencialmente decifrados através do contexto. Outro fator a ser levado em conta é que as baleias são muito inteligentes.
Na ocasião, a equipe gravou chamados de um grupo de baleias e, no dia seguinte, transmitiu um um tipo de saudação através de um alto-falante subaquático para ver se alguém iria reagir. Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) fêmea se aproximou do barco e, ao longo de 20 minutos, teve o que os pesquisadores descrevem como uma "conversa casual" com eles.
A equipe defende que realmente houve uma interação, pois reproduziam a chamada gravada em intervalos diferentes e ouviam Twain responder no mesmo ritmo.
O estudo aponta que a conversa passou por três fases: engajamento (quando Twain ouviu o chamado pela primeira vez e respondeu), agitação (quando ela ia muito à superfície e soltava sons que podem expressar tanto excitação quanto frustração) e, finalmente, desengajamento (quando Twain voltou para a água e foi embora).
Comunicação com baleias
Segundo a equipe, experimentos como esse podem nos ajudar a descobrir como falar com alienígenas. Mas para isso, os testes futuros devem ser um pouco mais interativos, alterando os sons emitidos em resposta aos chamados dos animais.
Se fizermos isso, eventualmente os cientistas poderão desenvolver filtros que possam aplicar a quaisquer sinais extraterrestres, usando a matemática da teoria da informação para identificar estruturas de regras que nos possam ajudar a traduzir a mensagem.
A comunicação com esses animais já está a alguns passos de se tornar real: em 2021, um grupo de especialistas começou a desenvolver uma inteligência artificial para ajudar humanos a falarem com baleias. O Projeto se concentra em decodificar os sons que elas usam para se comunicar. A ideia é alavancar o processamento de linguagem natural (PNL), um subcampo da IA focado na linguagem escrita e falada. A equipe já aplicou gravações de codas a um algoritmo e os resultados foram promissores.
Fonte: Peer J, SETI Institute