Publicidade

Nova IA em desenvolvimento vai permitir que humanos conversem com baleias

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Outubro de 2021 às 08h30

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Uma equipe interdisciplinar de cientistas lançou um projeto bem fora da curva: uma inteligência artificial para que os humanos conversem com baleias! O Projeto CETI se concentra em decodificar os sons que as baleias usam para se comunicar, também conhecidos como "codas".

Para conseguir isso, os pesquisadores planejam alavancar o processamento de linguagem natural (PNL), um subcampo da IA ​​focado na linguagem escrita e falada. A equipe já aplicou gravações de codas a um algoritmo de PNL, e veja só: os resultados foram promissores.

Um obstáculo pela frente é a necessidade de muitos dados. Acontece que a primeira meta do Projeto CETI é coletar quatro bilhões de codas de baleias. A equipe atualmente planeja desenvolver pesquisas existentes pelo Projeto Dominica Sperm Whale, que coletou menos de 100 mil codas.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores também precisarão colocar todas as codas em contexto. Afinal, palavras sem contexto não oferecem nenhum significado. E isso vai exigir anos de pesquisa nos habitats naturais das baleias. Se o projeto conseguir realizar essa tarefa, torna-se uma possibilidade viável a criação de um modelo de linguagem para se comunicar em “baleiês”, igual à Dory de Procurando Nemo. O projeto completo pode ser visto aqui.

Fonte: Hakai Magazine via Futurism