Nova IA em desenvolvimento vai permitir que humanos conversem com baleias
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Uma equipe interdisciplinar de cientistas lançou um projeto bem fora da curva: uma inteligência artificial para que os humanos conversem com baleias! O Projeto CETI se concentra em decodificar os sons que as baleias usam para se comunicar, também conhecidos como "codas".
- Os 10 animais com a maior expectativa de vida do mundo
- Baleia jubarte engole e "vomita" homem, que sobrevive
- Os 10 melhores documentários sobre vida marinha para assistir online
Para conseguir isso, os pesquisadores planejam alavancar o processamento de linguagem natural (PNL), um subcampo da IA focado na linguagem escrita e falada. A equipe já aplicou gravações de codas a um algoritmo de PNL, e veja só: os resultados foram promissores.
Um obstáculo pela frente é a necessidade de muitos dados. Acontece que a primeira meta do Projeto CETI é coletar quatro bilhões de codas de baleias. A equipe atualmente planeja desenvolver pesquisas existentes pelo Projeto Dominica Sperm Whale, que coletou menos de 100 mil codas.
Os pesquisadores também precisarão colocar todas as codas em contexto. Afinal, palavras sem contexto não oferecem nenhum significado. E isso vai exigir anos de pesquisa nos habitats naturais das baleias. Se o projeto conseguir realizar essa tarefa, torna-se uma possibilidade viável a criação de um modelo de linguagem para se comunicar em “baleiês”, igual à Dory de Procurando Nemo. O projeto completo pode ser visto aqui.
Fonte: Hakai Magazine via Futurism