Publicidade

Com que frequência devemos lavar toalhas?

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Freepik
Freepik

No Brasil, é costume tomar entre um a dois banhos por dia, dependendo do calor. Há quem tome ainda mais. Nesse entra e sai do chuveiro, a toalha de corpo é imprescindível. O “detalhe” é que esta toalha precisa ser lavada com frequência para evitar a proliferação de micróbios, alergias e outros problemas de saúde. 

No mínimo, a toalha de corpo deve ser trocada e lavada uma vez por semana. No entanto, alguns especialistas em saúde recomendam a troca com uma periodicidade maior, após alguns dias de uso. É o que sugere Rietie Venter, pesquisadora e professora associada da Universidade da Austrália do Sul.

Spoiler! Não é apenas a toalha de banho que precisa ser lavada sempre, já que é igualmente importante higienizar a roupa de cama (incluindo o lençol e a fronha) e o pano de prato da pia da cozinha em intervalos regulares.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Toalhas contaminadas por micróbios?

Para entender a importância de lavar com frequência a toalha de corpo, é preciso lembrar que o corpo está coberto de micróbios (que não morrem no banho) e são transferidos para o tecido através do contato

Além das bactérias e fungos da pele, as toalhas podem ser contaminadas por patógenos presentes no intestino humano. Sim, isso pode ocorrer ao dar a descarga dentro do banheiro (mesmo com a tampa fechada) ou por falta de higiene no momento do banho. Outros tipos de micróbios podem chegar pelo ar e, na maioria das vezes, somente são percebidos quando formam grandes colônias e geram odores. 

Aqui, vale destacar que as toalhas são um ambiente muito propício para a proliferação dos micróbios. Isso porque a tendência é que permaneçam úmidas por longos períodos, ainda mais em banheiros com baixa circulação de ar.  

"Além dos odores, a exposição a esses micróbios em toalhas e lençóis pode causar asma, irritações alérgicas na pele ou outras infecções de pele”, explica a pesquisadora Venter, em artigo para a plataforma The Conversation.

Frequência ideal para lavar toalhas

"O ideal é que as toalhas sejam lavadas com mais frequência [do que uma vez por semana] — talvez, a cada poucos dias", sugere a especialista australiana sobre a importância de levar o item de higiene com bastante regularidade. 

Continua após a publicidade

No caso da pessoa estar com alguma doença que se manifeste na pele, como Mpox, ou com um quadro de intoxicação alimentar, envolvendo diarreia e suor excessivo, o ideal é trocar a toalha de corpo diariamente.

Agora, "sua toalha de rosto deve ser limpa após cada uso. Como ela fica completamente molhada, ela permanece molhada por mais tempo e retém mais células da pele e micróbios”, acrescenta Venter.

A professora também explica que “é importante pendurar sua toalha para secar após o uso e não deixar toalhas na máquina de lavar após o término do ciclo. Se possível, pendure suas toalhas e roupas de cama no sol”. Isso ajudará a impedir a proliferação de novos micróbios.

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Panelas na lava louça: o que pode e o que não pode

Fonte: The Conversation  

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*