Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

COVID-19 | São Paulo volta para fase vermelha na próxima segunda (12)

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Abril de 2021 às 16h30

Link copiado!

Fidel Forato/ Canaltech
Fidel Forato/ Canaltech

Nesta sexta-feira (9), durante uma coletiva de imprensa, o Governo do Estado de São Paulo anunciou que na próxima segunda-feira (12) volta para a fase vermelha, que dura pelo menos até o domingo (18). A mudança é uma resposta ao pequeno declínio na taxa de internação nas unidades de terapia intensiva (UTIs).

A fase vermelha significa o retorno das atividades presenciais nas escolas das redes públicas e privadas e a abertura de alguns serviços essenciais. Segundo o governo, a rede estadual retoma no próximo dia 14. Competições esportivas podem voltar a partir deste sábado (10), mas sem torcedores.

No entanto, a fase proíbe cultos religiosos presenciais, recomenda home office e escalonamento de horários alternados para os setores de serviços, do comércio e da indústria. Além disso, haverá o toque de recolher das 20h às 5h. "Essa medida que foi tomada hoje pela manhã através do diálogo com o centro de contingência, com a equipe do secretariado e o governador João Doria, mostra claramente que a medida tomada na fase emergencial, o esforço feito nas últimas semanas, começa a dar resultados", anunciou o vice-governador Rodrigo Garcia.

Continua após a publicidade

"O centro de contingência está discutindo a situação. De fato felizmente conseguimos uma desaceleração, já há esses indicadores de melhora e que devem prosseguir. Estamos discutindo a necessidade da extensão ou não da fase emergencial, isso vai ser feito até sexta-feira. É bem provável que nós continuemos com níveis de restrição que temos hoje por mais algum tempo, mas vamos aguardar os próximos dias", disse o médico Paulo Menezes, do comitê de contingência.

De acordo com o governo, as medidas provocaram a remoção temporária de 4 milhões de pessoas de circulação nas cidades. Vale observar que nesta semana, o estado registrou novo recorde de mortes em 24 horas: foram 1.389 na terça-feira (6). Na quinta (8), São Paulo ultrapassou a marca de 80 mil mortes desde o início da pandemia.

Fonte: Folha de S. Paulo