COVID-19 | Nova cepa encontrada na Índia carrega duas mutações
Por Nathan Vieira • Editado por Jones Oliveira |
A quantidade de variantes do coronavírus que tem aparecido no Brasil e no mundo é uma grande preocupação acerca da COVID-19 e seus desdobramentos. E no fim de março, especialistas encontraram uma nova. E não se trata de uma variante qualquer: essa cepa de vírus, que foi vista pela primeira vez na Índia, carrega duas mutações.
- Cientistas querem vacina universal para combater variantes do coronavírus
- Variante B117 do coronavírus já tinha se espalhado meses antes de ser descoberta
- Quais são as principais variantes do coronavírus no Brasil?
Por enquanto, como tudo ainda é muito novo, as autoridades indianas estão verificando se a variante pode ser mais infecciosa ou menos afetada pelas vacinas. De qualquer forma, os especialistas apontam que as variantes não estão relacionadas a um aumento nos casos no país em questão.
Durante um comunicado, o próprio Ministério da Saúde da Índia mencionou que no momento os especialistas estão fazendo o sequenciamento genômico e a análise dos vírus, e correlacionando tendências epidemiológicas com variantes genômicas.
"771 variantes foram detectadas em um total de 10.787 amostras positivas compartilhadas pelos Estados. Isso inclui 736 amostras positivas para vírus da linhagem do Reino Unido, 34 amostras positivas para vírus da linhagem sul-africana e uma amostra positiva para vírus da linhagem brasileira. As amostras com essas variantes foram identificadas em 18 estados do país", apontou o comunicado.
"Embora as variantes e essa nova variante dupla mutante tenham sido encontradas na Índia, elas não foram detectadas em número suficiente para estabelecer ou direcionar a relação ou explicar o rápido aumento de casos em alguns Estados. Sequenciamento genômico e estudos epidemiológicos continuam para aprofundar a análise da situação", o comunicado ainda concluiu. Até sexta-feira (9), a Índia contou com 13,1 milhões de casos e 168 mil mortes pela COVID-19.
Fonte: Government of India via BBC