Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil já está se preparando para possíveis casos de coronavírus

Por| 24 de Janeiro de 2020 às 19h40

Link copiado!

Brasil já está se preparando para possíveis casos de coronavírus
Brasil já está se preparando para possíveis casos de coronavírus

Diante do crescente número de infecções respiratórias na China, ocasionadas pelo novo coronavírus, o Ministério da Saúde instalou, esta semana, o Centro de Operações de Emergência (COE) - novo coronavírus. A medida vem com a notificação do segundo caso da infecção nos Estados Unidos e de pelo menos 26 mortes, segundo as autoridades de saúde chinesas.

O comitê brasileiro deve preparar a rede pública de saúde, o SUS, para atendimento de possíveis casos do vírus, chamado provisoriamente de 2019-nCoV. Até o momento, não foi detectado nenhum caso suspeito no país, embora tenha ocorrido um falso alerta no Estado de Minas Gerais.

Como medidas preventivas, o Ministério da Saúde tem monitorado diariamente a evolução dos casos em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso porque a instituição de nível global acompanha a evolução do vírus desde as primeiras notificações na cidade de Wuhan, na China.

Continua após a publicidade

Esclarecimentos

Em coletiva de imprensa, o ministro da Saúde em exercício, João Gabbardo, destacou que a pasta continuará a atualizar a sociedade brasileira, de acordo com as informações da OMS. O pronunciamento acontecia enquanto o responsável oficial, Luiz Henrique Mandetta, estava em viagem, no Fórum de Davos, na Suíça. 

“O Ministério da Saúde tem obrigação de esclarecer e não gerar pânico desnecessário na população e estamos trabalhando junto com as secretarias estaduais com essa finalidade. A nossa rede laboratorial está preparada para realizar os testes e fazer os diagnósticos", argumentou João Gabbardo.

Além disso, foi explicado que o COE é composto por técnicos, especializados em saúde pública, vindos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Instituto Evandro Chagas (IEC), entre outros. 

Continua após a publicidade

Características do coronavírus chinês

De acordo com as informações do Ministério da Saúde, é considerado como "caso suspeito do novo coronavírus, paciente com sintomas da doença, como febre, tosse e dificuldade para respirar. Além disso, o paciente precisa ter viajado para área com transmissão ativa do vírus nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas."

Como até o momento só foram registrados casos de transmissão ativa do vírus na cidade de Wuhan, na China, o local é peça chave na definição de novos suspeitos. Caso surjam novos focos de disseminação do vírus, as áreas com risco de transmissão serão atualizadas e disponibilizadas no site do Ministério da Saúde.

Continua após a publicidade

“É preciso esclarecer que a definição de casos é dinâmica, porque pode mudar a partir do contexto epidemiológico. No entanto, até o momento, não há nenhum caso suspeito do novo coronavírus no Brasil", explicou o secretário substituto de Vigilância em Saúde, Julio Croda, na coletiva de imprensa. 

O boletim epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde também traz recomendações de vigilância nos portos, aeroportos e fronteiras de todo o Brasil. Inclusive, orientações para notificação imediata de casos suspeitos do novo coronavírus em áreas de entrada no país.

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de infecções respiratórias agudas, como: "evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente; evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações."

Fonte: Ministério da Saúde