Publicidade

Anorexia e dismorfia? Influencer de 25 kg busca perder mais peso

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Puhimec/Envato Elements
Puhimec/Envato Elements

A busca pela magreza adoece milhares de pessoas, especialmente mulheres, em todo o mundo. Este é possivelmente o caso da influencer chinesa conhecida como Baby Tingzi, que pesa apenas 25 kg. Mesmo excessivamente magra, a mulher quer perder ainda mais peso, o que acende um sinal de alerta para casos de anorexia nervosa e dismorfia corporal.

Tingzi é bastante conhecida na rede sociail Douyin (uma versão local do TikTok na China), mas ainda não viralizou nas redes sociais mais populares no Brasil. Independentemente disso, o seu estado de saúde chama a atenção. Com cerca de 1,6 m de altura, o Índice de Massa Corporal (IMC) da influencer é de 9,77, o que é extremamente perigoso para a saúde.

Antes de seguir, é preciso pontuar que oficialmente a influencer de 25 kg, da China, não foi diagnosticada com nenhum tipo de transtorno mental ou distúrbio alimentar. Então, a ideia é entender como a busca pela magreza excessiva e o sonho da perfeição são nocivos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Anorexia, dismorfia corporal e perda de peso

Para definir cada um desses problemas, vale pontuar que a dismorfia é uma condição conhecida como Transtorno Dismórfico Corporal. Nesses casos, o indivíduo desenvolve preocupações irracionais sobre algum ponto do corpo (ou "defeito"), como o nariz ou mesmo com peso. É uma imagem corporal totalmente distorcida, já que os outros não enxergam o "problema". 

Agora, a anorexia é um distúrbio alimentar e, como tal, o indivíduo desenvolve uma obsessão pelo peso e com aquilo que come, podendo realizar longos jejuns e até chegar a um nível de desnutrição em busca da magreza

"A preocupação com a aparência é normal e um sinal de autoestima saudável. Mas ser excessivamente autoconsciente sobre a aparência pode ser um problema”, afirma Michael Craig Miller, médico e professor assistente de psiquiatria na Universidade Harvard (EUA), em artigo sobre a dismorfia corporal.

“Em muitos casos, essa preocupação atinge proporções delirantes”, acrescenta. A questão é que esses transtornos e distúrbios podem colocar a vida do paciente em risco. Inclusive, os quadros podem se sobrepor, como revela estudo publicado na revista Eating and Weight Disorders

Estudo sobre distorção de imagem

Continua após a publicidade

Neste estudo, pesquisadores da Universidade Anglia Ruskin (Inglaterra) recrutaram mais de 1,6 mil pessoas que praticam atividade física em academias. Após analisar os relatos de cada entrevistado, a equipe descobriu que cerca de 30% dos participantes tinham um possível quadro de transtorno alimentar, como anorexia. Dentro deste grupo, mais de 75% sofriam com dismorfia corporal.

Diferença entre anorexia e dismorfia

Embora a anorexia e dismorfia corporal possam ocorrer em uma mesma pessoa insatisfeita com o seu corpo e que busca perder mais peso, como pode ser o caso da influencer chinesa de 25 kg, as condições não devem ser encaradas como sinônimo. 

Basicamente, pessoas com anorexia têm fixação pelo peso e buscam formas de emagrecer. Enquanto isso, a dismorfia pode envolver uma preocupação com o peso, mas isso não é obrigatório. Se a insatisfação for com o nariz, a busca por cirurgias plásticas e procedimentos estéticos pode ser a obsessão individual da pessoa.  

Continua após a publicidade

Entretanto, uma pessoa anoréxica normalmente tem uma imagem corporal distorcida. Por isso, as condições são tão associadas, mas o diagnóstico deve sempre ser feito com um médico responsável, que indicará o melhor tratamento. Isso quase sempre envolve sessões de terapia.

Fonte: Universidade Harvard, Eating and Weight Disorders