Publicidade

O que é a varíola do Alasca, que matou um homem nos EUA?

Por  • Editado por  Luciana Zaramela  |  • 

Compartilhe:
Alaska Health Department
Alaska Health Department

A doença chamada Varíola do Alasca, ou Alaskapox, surgiu pela primeira vez em 2015, quando foi identificada em um paciente na cidade de Fairbanks, no estado americano que lhe dá o nome. Da família Orthopoxvirus, o patógeno é parente dos mesmos vírus que causam a mpox (Monkeypox virus) e a varíola (Variola virus), esta última erradicada graças à vacinação em massa.

Poucos casos da infecção pela Varíola do Alasca foram diagnosticados até hoje, e a doença apresenta, em geral, sintomas leves. Embora seja rara, a condição é monitorada por profissionais de saúde e cientistas dos Estados Unidos, já que uma pessoa morreu em decorrência do vírus. Trata-se de um idoso que vivia na Península de Kenai. Ele teria contraído o vírus em novembro de 2023 e falecido no final de janeiro deste ano, segundo o boletim epidemiológico do estado do Alasca.

Sintomas da varíola do Alasca

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os sintomas da infecção pelo patógeno, considerados moderados, são:

  • Dores musculares; 
  • Dores nas juntas;
  • Inchaço nos linfonodos;
  • Pústulas; 
  • Protuberâncias (ou bolinhas) na pele.

Nos casos já conhecidos, a doença cedeu e deixou de causar sintomas dentro de algumas semanas, mas ela pode ser grave para quem tem sistema imune enfraquecido ou comorbidades de saúde. Apenas sete casos foram registrados até hoje, com apenas uma morte — o paciente em questão fazia tratamento contra o câncer, o que deixou o corpo vulnerável e propenso a complicações.

Como casos foram vistos a até 500 km de Fairbanks, oficiais de saúde acreditam que a Varíola do Alasca esteja mais disseminada geograficamente do que se pensava antes. As autoridades procuram aumentar a conscientização sobre os sintomas e riscos, especialmente para imunocomprometidos, mais vulneráveis ao vírus.

Como a Varíola do Alasca se espalha?

Cientistas que estudaram a doença descobriram que, até o momento, ela se espalhou apenas através de pequenos mamíferos, como os nativos musaranhos e ratazanas-de-dorso-vermelho. Embora humanos tenham pegado a doença de animais silvestres, não houve nenhum caso de transmissão entre pessoas. No caso do homem que faleceu pela doença, a provável forma de infecção veio por conta de arranhões de um gato de rua.

O Departamento de Saúde do Alasca pediu aos clínicos que se familiarizem com os sintomas e testem os pacientes com regularidade. Para quem está com suspeita de infecção, recomenda-se manter as lesões da doença secas e cobertas, evitando tocá-las. No momento, cientistas estudam os animais locais para entender melhor a distribuição do vírus pelo estado.

Continua após a publicidade

Fonte: State of Alaska Epidemiology, Alaska Department of Health