64% dos adolescentes sofrem de depressão ou ansiedade
Por Nathan Vieira |

Um novo estudo do Murdoch Children's Research Institute (MCRI) mostra que 64% dos adolescentes apresentam sintomas de depressão ou ansiedade. Levando em consideração que problemas durante a adolescência podem ter consequências sérias ao longo da vida, os especialistas estão preocupados.
"Estratégias preventivas são urgentemente necessárias para abordar esse considerável problema de saúde pública", diz o instituto, em comunicado.
Para o estudo, publicado na revista The Lancet, o grupo monitorou os sintomas de 1.239 jovens de 10 a 18 anos. De acordo com a análise, as meninas tiveram um risco maior (84%) em comparação com os meninos (61%).
Sintomas de depressão e ansiedade
O estudo diz que o início dos sintomas de ansiedade e depressão aumentou em momentos que coincidiram com o estresse educacional, como a transição do ensino fundamental para o médio e os períodos de provas.
Um ponto de destaque desse estudo é que os participantes que lutaram com problemas de saúde mental durante os anos da COVID-19 já apresentavam sintomas, o que ressalta fatores além dos estressores da pandemia.
“Essa alta incidência de problemas comuns de saúde mental sugere que, além do atendimento clínico, precisamos urgentemente financiar, desenvolver e avaliar estratégias preventivas para reduzir o início e a gravidade da depressão e da ansiedade", diz a equipe.
Na visão dos autores, os adolescentes de hoje estão crescendo em um cenário psicossocial diferente das gerações anteriores, caracterizado por maior alfabetização em saúde mental e estigma reduzido.
Com isso, o próximo passo será explorar qual impacto esses sintomas relatados têm no funcionamento e nos resultados de saúde mental dos adolescentes.
Leia também:
- Pessoas com depressão usam a linguagem de forma diferente — como diagnosticar?
- Cientistas descobrem subtipo de depressão que afeta 27% dos pacientes
VÍDEO | TikTok restringe filtros para adolescentes