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YouTube Shorts pode ter superado TikTok ao atingir marca incrível de usuários

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Junho de 2022 às 14h41

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Marco Verch/CCNull
Marco Verch/CCNull
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O YouTube celebrou um grande marco para o Shorts, a ferramenta de vídeos curtos criada para competir com o TikTok. Segundo o site, os conteúdos rápidos foram assistidos por 1,5 bilhão de contas no último mês.

Este é um número que impressiona, porque o TikTok celebrou seu 1 bilhão de usuários mensais em setembro do ano passado. Ainda não se sabe quantos usuários a rede chinesa tem no momento, mas não deve ser algo tão diferente do YouTube — o que mostra o poderio do serviço do Google. É possível até que o Shorts tenha superado o total de usuários do adverário, o que poderia estabelecer novo paradigma no mercado.

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A vantagem do Shorts em relação aos concorrentes é o fato de ser acessível a todos os cadastrados no YouTube, sem depender de apps de terceiros. O serviço conta com um longo caminho percorrido na década passada, portanto tem uma base sólida de visitantes, além de integração com as soluções do Google.

Se considerar os vídeos sob demanda longos, o YouTube tem cerca de 2 bilhões de usuários mensais. Estes números não foram atualizados desde 2019, portanto dá para imaginar um montante maior. No começo deste ano, o Shorts comemorou 5 trilhões de visualizações em apenas dois anos.

Shorts em alta

"O que vimos é que os criadores estão ficando realmente inovadores com a forma como usam esses vários formatos na plataforma", explicou o head de produtos do YouTube, Neal Mohan. Ele reforçou que, embora a jornada no Shorts ainda seja breve, há muito espaço para o produto crescer e se firmar como parte integrante da experiência da plataforma.

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O YouTube Shorts foi lançado há menos de dois anos para competir com o TikTok, diante do crescimento irrefreável do serviço da chinesa ByteDance. De lá para cá, foi expandido dos Estados Unidos e da Índia para o mundo inteiro, inclusive com forte presença no Brasil.

Se antes o YouTube funcionava apenas como um repositório de vídeos, hoje o serviço virou uma plataforma multiformato. Além dos conteúdos mais longos e de vídeos curtos, é possível também trabalhar com transmissões ao vivo (lives) ou com áudio apenas.