Publicidade

YouTube Go será descontinuado

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Maio de 2022 às 09h01

Link copiado!

Montagem: Canaltech
Montagem: Canaltech
Tudo sobre YouTube

Em agosto, o aplicativo YouTube Go será descontinuado. A versão enxuta da plataforma para celulares com Android Go, edições mais leves do SO, será substituída pelo app tradicional que, segundo o Google, oferece uma “melhor experiência” em usabilidade e as mesmas funções que o programa adaptado.

O YouTube Go foi lançado em 2016 como uma alternativa leve para celulares de entrada com Android Go. O programa era basicamente uma versão “capada” do aplicativo original, mas que garantia funções básicas para a plataforma, como a capacidade de comentar, publicar e criar conteúdo e usar o tema escuro.

Continua após a publicidade

Segundo o Google, porém, essa adaptação já não é mais necessária. Desde que o YouTube Go estreou, o app padrão continuou evoluindo e, atualmente, é leve o suficiente para embarcar em dispositivos mais baratos.

“Especificamente, melhoramos o desempenho para dispositivos básicos ou para aqueles que assistem ao YouTube em redes mais lentas. Também estamos criando ajustes adicionais que ajudam a diminuir o uso de dados móveis para espectadores com dados limitados”, explicou o Google em comunicado.

Menos apps, melhores recursos

Uma vez que a quantidade de plataformas suportadas diminui, o YouTube pode dedicar mais esforços para manter as distribuições existentes e manter todos os usuários num mesmo nível. O YouTube Go, por ser uma versão adaptada do app tradicional, exigia atenção dedicada e um planejamento cuidadoso para a implementação de funcionalidades.

Continua após a publicidade

Agora com o app principal, além de funções básicas, usuários com Android Go poderão consumir conteúdo com mais conforto e ter acesso a recursos que toda a comunidade já aproveita — incluindo o acesso ao YouTube Go, se gostar do formato. Além disso, se o programa não funcionar bem no celular mais fraco, ainda dá para consumir conteúdo pela versão web (embora essa não seja a melhor alternativa).

Fonte: Google