/i523769.jpeg)
Twitter Espaços agora permite gravação das salas de áudio, mas com limitação
O Twitter deve apresentar em breve um recurso oficial para gravação dos bate-papos por áudio ao vivo nas salas do Espaços. A novidade vai possibilitar que o usuário armazene o áudio e reproduza-o em outro momento oportuno, mas sem poder extrair o arquivo. A plataforma já havia anunciado uma função para extrair o áudio das conversas na plataforma desde julho, mas era uma solução temporária — leia-se "gambiarra" — até que o método oficial chegasse.
- Agora qualquer pessoa pode criar uma sala de áudio no Twitter
- Twitter Spaces agora permite baixar gravação das salas de áudio
- Twitter vai mostrar para seus seguidores as salas do Spaces em que você está
Por enquanto, a gravação será disponibilizada para um número limitado de anfitriões do Espaços no app para iOS e exibido para os ouvintes em todas as plataformas. A rede social do passarinho dará preferência para aqueles que já usam o serviço desde o beta original, e somente depois entregará para o restante do público nas semanas seguintes.

Os anfitriões do Espaços deverão criar a sala, dar um título e selecionar até três tags para descrever do que se trata o debate, como já ocorre, mas com a opção de ativar a configuração "Gravar Espaço" logo antes do botão de iniciar a sessão de áudio. Não há como iniciar a gravação após a conversa ter começado, portanto é preciso se atentar neste momento inicial.
Assim que a sala for fechada, um pop-up surgirá com o pedido de confirmação do fim da gravação. O arquivo de áudio poderá ser compartilhado apenas na plataforma do Twitter para que os seguidores escutem ou retuitem quando quiserem. Ainda não existe uma opção oficial de exportar o áudio para outros formatos, o que possibilitaria levar a conversa para outras mídias — isso existe somente ao solicitar o download dos dados do perfil.
🔴 REC has started
— Spaces (@TwitterSpaces) October 28, 2021
one feature you’ve been asking for is Spaces Recording and the ability to replay. Some hosts on iOS will now be able to record their Spaces and share it out to their audience. pic.twitter.com/Puz78oCm4t
Briga pelo chat de áudio
O recurso chega um pouco atrasado ao Twitter Espaços, quando os concorrentes já disponibilizam essa opção. O Facebook Live Audio Rooms já tem isso desde o lançamento, enquanto o precursor Clubhouse introduziu isso há mais de um mês.
Por outro lado, o Spaces é uma das ferramentas mais avançadas do segmento: na quinta-feira passada (21), autorizou que qualquer pessoa possa criar salas — antes isso era restrito para quem tinha mais de 600 seguidores. O serviço aposta na monetização como forma de cair no gosto popular e deve trazer os ingressos pagos para salas restritas.
Fonte: Twitter
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.