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Twitter Espaços agora permite gravação das salas de áudio, mas com limitação

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Outubro de 2021 às 17h47

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Reprodução/Twitter
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O Twitter deve apresentar em breve um recurso oficial para gravação dos bate-papos por áudio ao vivo nas salas do Espaços. A novidade vai possibilitar que o usuário armazene o áudio e reproduza-o em outro momento oportuno, mas sem poder extrair o arquivo. A plataforma já havia anunciado uma função para extrair o áudio das conversas na plataforma desde julho, mas era uma solução temporária — leia-se "gambiarra" — até que o método oficial chegasse.

Por enquanto, a gravação será disponibilizada para um número limitado de anfitriões do Espaços no app para iOS e exibido para os ouvintes em todas as plataformas. A rede social do passarinho dará preferência para aqueles que já usam o serviço desde o beta original, e somente depois entregará para o restante do público nas semanas seguintes.

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Os anfitriões do Espaços deverão criar a sala, dar um título e selecionar até três tags para descrever do que se trata o debate, como já ocorre, mas com a opção de ativar a configuração "Gravar Espaço" logo antes do botão de iniciar a sessão de áudio. Não há como iniciar a gravação após a conversa ter começado, portanto é preciso se atentar neste momento inicial.

Assim que a sala for fechada, um pop-up surgirá com o pedido de confirmação do fim da gravação. O arquivo de áudio poderá ser compartilhado apenas na plataforma do Twitter para que os seguidores escutem ou retuitem quando quiserem. Ainda não existe uma opção oficial de exportar o áudio para outros formatos, o que possibilitaria levar a conversa para outras mídias — isso existe somente ao solicitar o download dos dados do perfil.

Briga pelo chat de áudio

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O recurso chega um pouco atrasado ao Twitter Espaços, quando os concorrentes já disponibilizam essa opção. O Facebook Live Audio Rooms já tem isso desde o lançamento, enquanto o precursor Clubhouse introduziu isso há mais de um mês.

Por outro lado, o Spaces é uma das ferramentas mais avançadas do segmento: na quinta-feira passada (21), autorizou que qualquer pessoa possa criar salas — antes isso era restrito para quem tinha mais de 600 seguidores. O serviço aposta na monetização como forma de cair no gosto popular e deve trazer os ingressos pagos para salas restritas.

Fonte: Twitter