Clubhouse agora permite gravar conversas e ganha diversas outras novidades

Clubhouse agora permite gravar conversas e ganha diversas outras novidades

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Outubro de 2021 às 08h52
Felipe Freitas/Canaltech

Nesta quinta-feira (30), o Clubhouse anunciou série de novidades. A capacidade de fazer clipes, gravar conversas nativamente e descobrir novos canais por uma barra de pesquisa finalmente chegaram à plataforma, enquanto ela briga para se manter relevante no segmento.

Talvez as mais importantes as adições do Clubhouse sejam os clipes e o replay, ainda indisponíveis em serviços rivais, como o Twitter Spaces. Os clipes, em fase de testes, permitem que ouvintes façam recortes das conversas de até 30 segundos para compartilhar com amigos ou nas redes sociais.

O replay, por outro lado, é a gravação completa do papo. Em vez de ser um simples recorte, a conversa é toda gravada e armazenada nos servidores do Clubhouse, onde os ouvintes que chegaram atrasado podem ouvir quando quiserem.

Em ambos os casos, o controle das ferramentas fica nas mãos do anfitrião: o replay e os recortes só acontecem se o dono da sala habilitar as novidades antes de começar a conversa. Clipes são ativados por padrão em salas abertas, mas a permissão pode ser ajustada no momento da criação da reunião.

Pesquisa Universal

Atrasou, mas o Clubhouse agora tem uma barra de pesquisa para encontrar novos conteúdos. Assim como nas redes sociais, a barra de pesquisa serve para encontrar as salas, eventos, pessoas e grupos.

A barra de pesquisa abre caminho para encontrar novos conteúdos na plataforma (Imagem: Reprodução/Clubhouse)

Essa ferramenta, combinada com a funcionalidade de gravar as conversas, amplia significativamente o alcance dos criadores do Clubhouse. Assim que conhecer um novo canal e pesquisar por ele no app, o ouvinte não mais precisará esperar pela próxima sala para conhecer o elenco, mas poderá ouvir uma gravação e entender se vale a pena ficar para a próxima conversa.

Áudio espacial no Android

Para finalizar o conjunto apresentado, o Clubhouse anunciou o suporte ao áudio espacial no Android. A função, já conhecida de outros apps disponíveis para iOS, dá mais dinamismo às conversas, direcionando o áudio como se os participantes estivessem dividindo espaço em uma sala.

Hoje, a barra de pesquisa está sendo distribuída entre usuários, os clipes devem chegar para todos em meados de outubro e os replays vêm só mais tarde, ainda sem previsão oficial. Se você está ansioso por algumas dessas adições, vale ficar de olho nas atualizações do app Clubhouse na Play Store e na App Store.

Fonte: Clubhouse

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.