Twitter abandona código da União Europeia contra desinformação
Por Fabrício Calixto • Editado por Douglas Ciriaco |
O Twitter decidiu abandonar voluntariamente o código de boas prática da União Europeia (UE) para combater a desinformação na internet — um padrão amplamente adotado por cerca de 30 outras importantes empresas de tecnologia, incluindo Google, Microsoft, TikTok, Twitch (Amazon) e Meta.
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Quem confirmou a saída da companhia de Elon Musk foi o comissário europeu para a indústria Thierry Breton em um tuíte feito na última sexta-feira (26). Além disso, o comissáio deu um recado mais contundente para Musk: “As obrigações permanecem. Você pode correr, mas não pode se esconder”, escreveu.
Em breve obrigatório
Breton também destacou que, apesar do caráter voluntário, o código se tornará uma obrigação legal para as principais empresas de redes socias graças à Lei de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês), prevista para entrar em vigor a partir de 25 de agosto — recentemente, a UE listou Big Techs sujeitas à regulamentação da internet na região.
O código de boas prática europeu foi estabelecido em 2018 e atualizado em junho de 2022 com o propósito de combater a disseminação de notícias falsas, bots e fakes na internet.
As empresas que aderem ao código têm a liberdade de escolher quais compromissos desejam assumir, como colaborar com plataformas de verificação de fatos.
Até o momento, o Twitter não emitiu um posicionamento oficial sobre a medida, mas a decisão não chega a surpreender: após a aquisição da rede social no final do 2022, Elon Musk tomou ações que prejudicaram a moderação na plataforma.