TikTok é banido de aparelhos do governo de Nova York
Por Felipe Demartini • Editado por Wallace Moté |

A cidade de Nova York anunciou na última semana um banimento completo do TikTok dos dispositivos usados em agências e órgãos públicos. A ordem dá 30 dias para que as equipes do governo removam o aplicativo e outros meios de acesso à rede social, considerada um risco de segurança à infraestrutura e aos dados de seus cidadãos.
- O que acontece se TikTok for banido dos EUA?
- TikTok: estes são os 5 golpes mais comuns na rede social
Segundo a prefeitura da metrópole, a medida vem após análise do Comando Cibernético de Nova York, órgão responsável pela cibersegurança da cidade. De acordo com o comunicado oficial, enquanto o TikTok é interessante para a divulgação de informações oficiais e a criação de conexões entre o governo e seus munícipes, as preocupações quanto à proteção de dados e sistemas vêm em primeiro lugar.
O banimento implementado na cidade na última quarta-feira (16) amplia uma legislação estadual de 2020, que já havia impedido o download e uso do TikTok em dispositivos oficiais, com exceção daqueles usados por departamentos de relações públicas e marketing. A medida já transparece em contas oficiais, como a da polícia de Nova York, que já indica o fechamento de seu perfil oficial e pede que os cidadãos sigam a corporação em outras redes.
Cidadãos podem continuar usam o TikTok (por enquanto?)
"Esta conta era gerenciada pela NYPD até 17/08/2023. Ela não está mais ativa nem é monitorada. Devido a uma mudança de política, esta conta não está mais ativa. Por favor, siga-nos em outra de nossas contas."
Enquanto a diretriz indica outras decisões parecidas, como as emitidas por órgãos federais ou estaduais, ela vale apenas para funcionários do governo e dispositivos que estejam conectados às redes oficiais. Os moradores de Nova York continuam podendo usar o TikTok normalmente, ainda que movimentos do congresso americano sigam na direção de um banimento nacional da plataforma, também citando preocupações quanto à segurança.
Entre medidas e análises que datam desde o governo de Donald Trump, está um projeto de lei que visa banir o uso do TikTok em toda a esfera pública dos Estados Unidos. Órgãos das Forças Armadas e dos Departamentos de Estado e Defesa do país, por exemplo, já contam com proibições semelhantes, enquanto o governador de Montana aprovou, em maio, uma lei proibindo o uso da rede social no estado.
No caso do território, o primeiro a aplicar um banimento desse tipo no país, não há penalidade a seus usuários, mas sim a operadoras de telefonia e lojas de aplicativos que continuarem servindo o app para instalação. O motivo, também, segue a agenda nacional, com temores quanto à coleta de dados de usuários e organizações dos EUA que possam ser usados em operações de espionagem pelo governo da China, de onde vem a ByteDance, dona da rede social.
A própria, aliás, se posiciona veemente contra medidas desse tipo. Em diferentes pronunciamentos oficiais, a desenvolvedora do app afirma que proibições em nada ajudam a proteger a segurança nacional dos Estados Unidos. Enquanto isso, a ByteDance trabalha junto a legisladores para chegar a medidas de comum acordo quanto à coleta e proteção de dados dos americanos.
Com informações do The Verge.