Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EUA aprova lei que bane o TikTok em celulares do governo

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Dezembro de 2022 às 21h30

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre TikTok

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta semana um projeto de lei que prevê o banimento do TikTok em dispositivos usados por agências governamentais ou por membros da administração pública. A legislação recebeu apoio unânime dos senadores e cita motivos de segurança nacional, principalmente no que toca a relação entre a rede social e o governo chinês.

A aprovação segue medidas que já foram tomadas por alguns setores governamentais. Desde o ano passado, por exemplo, as Forças Armadas e os Departamentos de Estado e da Segurança Nacional não permitem mais que o TikTok esteja instalado em dispositivos usados por seus trabalhadores. Agora, a ideia é estender essa proibição para todo o inventário de celulares, computadores e outros aparelhos do serviço público.

O temor, como sempre, é que os dados dos usuários caiam nas mãos do governo chinês, já que a responsável pela plataforma, a Bytedance, é uma empresa do país. A aprovação é mais um passo nas ofensivas do governo americano contra o TikTok, que datam desde a administração do ex-presidente Donald Trump e já envolveram até mesmo a ideia de banir o aplicativo do país completamente.

Continua após a publicidade

A ideia abrangente, em si, não foi para a frente, enquanto o projeto de lei aprovado pelo senado vem em um momento de insatisfação, com os senadores favoráveis se mostrando impacientes com a lentidão no andamento das propostas. A discussão, inclusive, deve continuar, já que ao se pronunciar sobre o projeto, a líder da Câmara Nancy Pelosi disse não saber se a casa vai acatar o projeto e o colocar à votação, trabalhando ao lado da Casa Branca para analisar a questão.

A suposta inação do governo Joe Biden também foi assunto nesta semana, principalmente depois que o republicano Marco Rubio introduziu um novo projeto de lei no Senado voltado ao banimento do TikTok nos EUA. A rede social aparece ao lado de outros apps que seriam controlados por adversários de estado, com países como China, Rússia, Irã, Coreia do Norte, Cuba e Venezuela sendo citados. A proposição não recebeu o apoio esperado, mas veio com um alerta dos senadores de que isso pode mudar caso a Casa Branca não entre em um acordo com a Bytedance para salvaguardar os dados dos americanos.

Em pronunciamento, o TikTok afirmou que a proposta aprovada em nada avança a proteção da segurança nacional dos Estados Unidos. A empresa também afirmou esperar que o governo chegue a um acordo com seus diretores sobre medidas efetivas de proteção de dados dos americanos, em vez de continuar adiante em propostas de proibição.

Fonte: CNN