TikTok apresenta Duetos com fundo verde editável e nova organização de feed

TikTok apresenta Duetos com fundo verde editável e nova organização de feed

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Maio de 2021 às 16h10
Pixabay

O TikTok não para de trabalhar para consolidar a sua liderança no mercado de redes sociais por vídeo. Agora, a plataforma anunciou o lançamento de um novo recurso para permitir o uso do Dueto com o fundo de tela verde. Na prática, isso significa que será possível colocar os vídeos lado a lado e ainda personalizar o fundo.

Hoje só é possível fazer um ou outro: ou usa a Tela Verde (Green Screen) para alterar o plano de fundo ou faz o dueto — com permissão para posicionar os vídeos na esquerda ou direita, em cima ou baixo ou no modo React (em uma janelinha menor em algum canto da tela).

A "tela verde" é a nova opção para o modo Duetos (Imagem: Divulgação/TikTok)

O novo “dueto com a tela verde” aparecerá como opção ao lado dos layouts existentes para oferecer mais uma possibilidade de gravar vídeos. Isso deve permitir sobrepor o seu material ao de outro criador de conteúdo, que ficaria em segundo plano, ou vice-versa.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Na verdade, o que se pretende é oferecer uma ferramenta para fazer nativamente algo que já é feito como uma gambiarra. Muita gente grava a da tela e em seguida posiciona o vídeo desejado com ajuda de programas externos de edição. Agora, esse método mais "artesanal" deve ser facilitado e dispensar o conhecimento prévio em softwares de vídeo.

Veja como deve funcionar:

@joshua_cubed

#duet with @mariothemakermagician check out this #RubiksMagic @rubiksofficial #BrandAmbassador

♬ original sound - mariothemagician

O modo Dueto existe desde o início do TikTok e é um dos mais populares. Prova disso é a busca dos concorrentes para copiar a funcionalidade, como o Remix do Instagram, lançado recentemente. O Snapchat também já entrou na onda e produz uma alternativa para “duetar” os materiais.

Os criadores de conteúdo usam os duetos para reagir, comentar, dançar, cantar ou imitar outro usuário. Muitos empregam essa estratégia para aumentar o engajamento ou chamar a atenção do influenciador original para o seu vídeo.

@trashcaulin

#duet with @4ocean HAD TO JUMP IN THE WATER & HELP MY FRIENDS PICK UP SOME TRASH ♻️🤙🏼 #trash #ocean

♬ ya nasty - aniah💕

A rede social chinesa também confirmou o teste de uma nova maneira de descobrir vídeos chamada “Topics” (tópicos, em português). Desta forma o feed do usuário será organizado com base nos interesses definidos e relacionados aos vídeos mais populares de cada categoria. Ainda não foram dados mais detalhes obre este recurso.

Disputa pela audiência dos vídeos

O TikTok tem focado esforços para aprimorar seus serviços e se afastar dos concorrentes. Facebook, Snapchat e YouTube entraram pesados na briga pelo formato de vídeos curtos.

O primeiro lançou o Reels, para Instagram, e está preparando um formato de monetização de conteúdo. O segundo também produziu sua versão, o Spotlight, e distribuiu milhões de dólares para quem usasse. O Youtube chegou com o Shorts, o caçulinha da família, mas que tem a mesma pegada do TikTok e ainda vai pagar grandes quantias de dinheiro — até US$ 100 milhões — para os criadores de conteúdo.

Uma aba de compras está em testes pelo TikTok (Imagem: Reprodução/The Verge)

O TikTok lançou uma versão lite e liberou o pagamento para quem produz e assiste vídeos no Brasil. Também lançou novos filtros e recursos musicais interativos, além de aprimorar a página Descobrir para entregar vídeos cada vez mais alinhados ao gosto do usuário.

A plataforma agora tem um Kit de Login que permite a páginas de sites ou serviços fazer cadastro ou adentrar no sistema a partir das informações providas pelo TikTok. Uma outra API similar também vai oferecer o recurso de enviar músicas para dentro da rede.

A empresa também está testando recursos de compras dentro do app, juntamente com marcas como Hype e Walmart. Será possível ver itens, adicionar descrições, adicionar ao carrinho e fazer o pagamento sem sair do TikTok. Há também a expectativa de que links possam ser inseridos dentro dos vídeos para direcionar o interessado a essa guia específica.

O que acha da possibilidade de usar a tela verde de forma conjunta aos duelos? Vai emplacar ou será mais um recurso deixado de lado? Comente com a sua opinião.

Fonte: TikTok

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.