Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual a diferença entre desativar ou excluir sua conta nas redes sociais?

Por| Editado por Bruno Salutes | 21 de Abril de 2021 às 13h00

Link copiado!

Rob Hampson/Unsplash
Rob Hampson/Unsplash
Tudo sobre Facebook

Quer dar um tempo nas redes sociais? Uma alternativa é deletar a sua conta cadastrada na rede. Para isso, existem duas opções: desativar ou excluir o perfil. Ainda que tenham o mesmo propósito, possuem algumas diferenças no funcionamento.

Quando você desativa uma conta, é possível recuperá-la posteriormente. Seus dados não são mais exibidos em pesquisas e não é possível acessar seu perfil. Apenas algumas informações não são removidas, como histórico de conversas com outros contatos, mas há um caminho para reativar o perfil e ter todas as informações de volta.

Excluir a conta, porém, é uma medida mais agressiva. Nesse caso, não há a possibilidade de recuperar as informações do perfil: se quiser voltar a utilizar a rede, é necessário criar um novo acesso. Por isso, é comum que o suporte das redes sociais indiquem desativar ao invés de deletar. Facebook, Twitter, Instagram e TikTok possuem funcionamentos diferentes com relação a esses processos. Veja as diferenças.

Continua após a publicidade

Desativar ou excluir uma conta?

Facebook

No Facebook, é possível desativar uma conta e reativá-la a qualquer momento, removendo sua linha do tempo e o acesso ao perfil pela pesquisa para outros usuários. Caso tenha optado por excluir a conta, a remoção total das informações ocorre apenas alguns dias após da solicitação. Se o usuário acessa a conta durante esse intervalo, o pedido de exclusão é cancelado.

Na rede, o histórico de mensagens não fica armazenado na sua conta. Dessa forma, quem recebeu alguma mensagem do seu perfil ainda pode acessá-las a qualquer momento.

Instagram

O Instagram também permite desativar ou remover uma conta definitivamente. A primeira opção oculta todas as informações de perfil, fotos publicadas, comentários e curtidas. Para reativar, é necessário apenas acessar a conta novamente. No entanto, só é possível solicitar a desativação uma vez por semana.

Continua após a publicidade

Excluir, por outro lado, remove permanentemente todas essas informações. Por conta disso, a rede social sugere baixar uma cópia de todas as suas informações antes de deletar a conta.

TikTok

Continua após a publicidade

Pelo TikTok, o usuário só pode solicitar a exclusão da conta. Durante os 30 dias seguintes, a conta permanece desativada, tornando-se invisível. O usuário não pode mais acessar os vídeos publicados, mas os registros de mensagens com outros perfis são mantidos. Após esse período, a exclusão é permanente. Não é possível reativá-la.

Twitter

Ao excluir uma conta no Twitter, a rede social mantém o perfil desativado por 30 dias. Dentro desse intervalo, é possível recuperar todas as informações ao fazer login novamente. Após os 30 dias, os conteúdos são removidos permanentemente e o nome de usuário é liberado para uso por outras pessoas.

Continua após a publicidade

YouTube

O YouTube permite ocultar ou remover permanentemente um canal. Não há uma restrição de tempo para reativar o perfil, que oculta vídeos, comentários, curtidas e playlists. Ao optar pela exclusão permanente, todos os vídeos do canal são removidos da plataforma.

Continua após a publicidade

Essas, portanto, são as diferenças entre desativar e excluir contas nas principais redes sociais disponíveis.

Fonte: Facebook, Instagram, TikTok, TwitterYouTube