Como excluir definitivamente a sua conta do Facebook

Por Ariane Velasco | 25 de Setembro de 2019 às 22h20
Reprodução

Se você deseja parar de acessar as redes sociais, é possível excluir definitivamente a sua conta do Facebook ou desativar o seu perfil por algum tempo, caso queira voltar a utilizá-la no futuro. A segunda opção é a mais fácil, uma vez que os usuários tendem a preferi-la. Já, para excluir definitivamente a sua conta, você deve acessar uma página do Facebook específica para exclusão de contas.

A seguir, veja como excluir sua conta do Facebook e também a de terceiros.

Excluir a conta do Facebook: como deletar a sua conta e suas informações permanentemente

  • Primeiro, acesse o site do Facebook e faça login normalmente em sua conta.
  • Depois, acesse o site de exclusão de sua conta do Facebook no navegador de seu smartphone. A tela abaixo irá aparecer. Selecione "Excluir conta" e finalize em "Continuar para a exclusão da conta".

Excluir sua conta do Facebook definitivamente é simples, desde que algumas regras sejam seguidas (Captura de tela: Ariane Velasco)

É necessário que você saiba como ocorrerá o processo de exclusão de seu Facebook, uma vez que, mesmo após clicar no botão para deletá-la, será possível reativá-la por algum tempo. Se você optar por excluir definitivamente o seu Facebook:

  • O processo levará alguns dias para ser concluído e terá início em cerca de 14 dias após o envio de sua solicitação;
  • Você não poderá recuperar a sua conta uma vez que ela tenha sido excluída;
  • Caso você entre em seu Facebook antes de ele ter sido excluído, isso fará com que a conta seja recuperada e será necessário realizar o processo novamente para deletá-la.
  • Os seus dados que foram armazenados nos sistemas de backup do Facebook durante o uso de sua conta na rede social levarão até 90 dias para serem excluídos.
  • Seus amigos ainda poderão ver mensagens que foram enviadas por você, embora a sua conta não possa mais ser acessada.

Como excluir o Facebook de outras pessoas

É possível excluir definitivamente o Facebook de outra pessoa caso ela seja incapaz de manter a sua própria conta por algum motivo. No entanto, será necessário provar ao Facebook que a exclusão está ocorrendo por conta desse motivo. Para isso, você deverá preencher o formulário de “Solicitação especial para conta de pessoa clinicamente incapacitada ou falecida”.

Excluir a conta do Facebook de um falecido ou incapacitado: é necessário aguardar a avaliação da equipe do Facebook (Captura de tela: Ariane Velasco)

Para excluir o Facebook de um menor de 13 anos

Não é necessário fazer muito para deletar a conta de uma criança menor de 13 anos, uma vez que as diretrizes de uso da rede social restringem essa idade. Por isso, caso veja uma criança utilizando a conta, basta denunciá-la.

Para maiores de 13 anos

Já, caso a conta do Facebook seja utilizada por alguém maior de 13 anos, será necessário preencher o formulário. Vale ressaltar que a rede social não considera pessoas em reabilitação ou presidiários como incapazes de acessar suas contas. Caso algum detento tenha utilizado a rede de maneira indevida, as autoridades podem denunciar a conta através do formulário de conta de detentos.

O formulário de exclusão da conta de um detento no Facebook deve ter informações precisas (Captura de tela: Ariane Velasco)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.