Como excluir uma conta no Instagram

Como excluir uma conta no Instagram

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 19 de Janeiro de 2022 às 16h45
Souvik Banerjee/Unsplash

Cansou dos Stories, do Feed, do Reels e quer saber como excluir a conta do Instagram? Para a sua sorte o processo é simples e rápido. Após algumas mudanças na plataforma, a opção deixou de estar “escondida”. Agora, você pode deletar o perfil com poucos cliques e, melhor, pelo próprio app.

Anteriormente, era necessário acessar um link de exclusão pelo navegador do celular ou do PC. Essa é a única mudança significativa no processo: as regras e efeitos continuam idênticos. Aliás, aproveitando a deixa, você já pensou nas consequências dessa decisão?

O que acontece se eu excluir o Instagram?

Caso você opte pela remoção definitiva, algumas informações são irrecuperáveis. Conheça melhor o processo abaixo:

  • Você perderá acesso aos conteúdos publicados e aos perfis que segue. Por esse motivo, é recomendável fazer um backup;
  • Conteúdos publicados não ficarão mais acessíveis para outros usuários;
  • A conta será excluída definitivamente em até 30 dias, mas todo o processo pode demorar até três meses;
  • Caso queira, é possível criar uma nova conta com o mesmo nome de usuário ou reaproveitá-lo em outra já existente;
  • Alguns dados podem ficar armazenados na rede social por motivos como problemas legais, violações de termos ou esforços de prevenção de danos.

Posso recuperar a minha conta do Instagram?

Como de praxe, o Instagram permite que o usuário recupere sua conta após a solicitação de exclusão. Isso é uma prática comum nas redes sociais — afinal, as empresas esperam que você se arrependa.

Aqui, o prazo é de 30 dias depois de apertar o “botão vermelho”. Aliás, se você começou a somar os dias ou abriu o calendário, pode parar. O aplicativo informa a data final nas duas últimas etapas do processo.

Para saber onde essa informação está localizada, vá às duas últimas capturas de tela do passo a passo a seguir e procure pelo texto sublinhado (a data exibida na imagem é apenas um exemplo). Para recuperar sua conta do Instagram, basta realizar o login antes do prazo.

Como excluir a conta do Instagram

Antes de prosseguir para o passo a passo, saiba que a opção não está disponível na versão para Web do Instagram (Android | iOS), apenas no aplicativo. Abaixo, veja as etapas necessárias.

1. Acesse o perfil, clique no ícone de três traços no canto superior direito e selecione “Configurações”. Depois, dê um toque na aba “Conta” e, entre as últimas opções, em “Excluir conta”;

Para deletar a sua conta do Instagram, acesse as Configurações do app (Captura: Kris Gaiato)

2. Novamente, clique no comando e confirme a sua decisão. Agora, informe um motivo para a exclusão e digite a sua senha no campo abaixo. Por fim, toque no botão “Excluir (nome de usuário)”.

Nesta dela, você também pode desativar o perfil, basta selecionar o botão destacado em azul (Captura: Kris Gaiato)

Como desativar temporariamente o Instagram

Caso você queira desativar a sua conta, basta selecionar a opção no segundo passo do tutorial. Na tela, você verá a pergunta “Desativar a sua conta em vez de excluí-la?”. Para avançar, selecione o botão azul. Na próxima página, informe um motivo, insira a sua senha e confirme.

Se você tiver alguma dúvida nesse processo, ou quiser obter mais detalhes sobre a desativação, fique tranquilo. O Canaltech ensina como desativar temporariamente o Instagram com mais detalhes.

Fonte: Instagram

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.