Novidades deixam a Artifact com mais cara de rede social
Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Maio de 2023 às 09h17
Plataforma de notícias criada pelos fundadores do Instagram, a Artifact liberou um botão para seguir escritores e acompanhar os textos mais recentes. Esse recurso tem toques interativos que deixam o serviço mais parecido com uma rede social de fato.
- Bluesky vs Twitter | O que Jack Dorsey fez de diferente?
- 5 redes sociais que cobram por recursos que antes eram grátis
Quando a pessoa segue um criador específico, os artigos publicados por esse autor ganham prioridade no feed de recomendação. Além disso, o usuário também pode configurar uma notificação para saber quando aquela conta postar um conteúdo.
Outro recurso social, liberado em abril, foi a capacidade de comentar nos artigos da Artifact. Cada conteúdo pode receber interações que não devem ser mostradas nas seções de comentários dos sites, restritas apenas à rede social.
Selo de verificação para escritores
A rede social de Kevin Systrom e Mike Krieger agora fornecerá um selo de verificação para os produtores de conteúdo que desejarem. Essa marca deve aparecer ao lado do nome no feed, na pesquisa e nos comentários da Artifact.
Por enquanto, esse recurso é exclusivo do iOS, mas deve chegar ao Android em breve. O selo vai garantir que você está realmente segue o escritor, blogueiro ou jornalista que uma determinada conta alega ser.
Escritores terão acesso a insights com dados sobre a quantidade de leituras dos artigos pelo serviço e ainda vão monitorar todos os links de outras publicações para seus textos. Trata-se de um recurso incrivelmente útil para estratégias de backlinks de SEO, bem como ajuda a acompanhar como o conteúdo está repercutindo na Web.
Artifact em busca do seu público
As mudanças mostram como a Artifact tenta se tornar a nova queridinha de jornalistas e aficionados por informações. Com o declínio do Twitter, e a explosão de concorrentes, muitas pessoas se sentiam órfãs de um local onde poderiam falar sobre notícias.
Ainda tem o fator de “público selecionado”, afinal nem todos têm acesso ao serviço. Isso pode significar debates de mais qualidade na Artifact do que nos temidos campos de comentários de grandes sites.
A concorrência é grande — Substack, Mastodon, Koo e Bluesky, por exemplo —, porém a movimentação mostra amadurecimento do serviço. As mudanças começam a dar o ausente toque social prometido, e nunca entregue pela Artifact, na briga pela audiência.
Após um período fechado de testes, a Artifact liberou o acesso para todos no final de fevereiro. Antes, o serviço funcionava com o modelo de convites, o que barrava a entrada de quem não conhecia ninguém cadastrado no serviço. A plataforma foi anunciada no final de janeiro e prometia se tornar o "TikTok das notícias", com foco em textos escritos em vez de vídeos curtos.