Publicidade

Instagram testa Reels de até 15 minutos? Entenda

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Instagram
Divulgação/Instagram
Tudo sobre Instagram

Em testes a partir desta quarta (6), o Instagram publicará vídeos comuns do feed junto com os Reels. Na tela de perfil, a aba "Vídeos" deixará de existir e todas as publicações de até 15 minutos de duração estarão reunidos aos vídeos curtos estilo TikTok. A duração máxima destes, porém, continua de até 60 segundos.

A mudança reafirma a competitividade do Instagram, que desde o lançamento do Reels, em 2019, compete firmemente com o TikTok por espaço no segmento de vídeos curtos na vertical. Na rede social chinesa, vídeos de até 10 minutos estão em teste desde fevereiro deste ano.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ao aglutinar a aba “Vídeos” com o Reels, o Instagram destaca também o foco da plataforma no Reels em detrimento de outros conteúdos da plataforma. A decisão é coerente frente às recentes decisões da rede de abandonar outros formatos de vídeos conhecidos, como o IGTV, cujo aplicativo independente foi descontinuado e removido da loja meses atrás.

Criações de até 15 minutos poderão contar com algumas das mesmas ferramentas de edição que um Reels comum, facilitando o processo de construção de conteúdo para quem já está familiarizado com as funções do app.

Os vídeos gravados na horizontal serão exibidos com barras pretas na parte superior e inferior da tela, alternativa adotada para não perder conteúdo frente a diferença de proporções. Por estarem inseridos na mesma aba, provavelmente a navegação entre eles também será feita na vertical, assim como um Reels comum.

De volta ao formato longo

Essa não é a primeira vez que o Instagram explora conteúdos com duração semelhante ao padrão do YouTube. O IGTV foi uma das malfadadas tentativas da plataforma em abocanhar parte deste segmento, mas o formato não vingou e acabou criando redundâncias na plataforma, que já contava com outros formatos de vídeos bem estabelecidos — post no feed e Stories.

Daí, em outubro de 2021, o Instagram anunciou o fim do IGTV, incorporando o formato ao padrão do post no feed. O principal motivo da aposentadoria, conforme mencionou na época o chefe da rede social, Adam Mosseri, era a falta de distinção do formato para vídeos longos.

Vale ressaltar que qualquer vídeo no Instagram pode ser "remixado" com Reels desde janeiro deste ano. A novidade dividiu opiniões dos usuários por misturar demais formatos distintos, já que a duração e finalidade do Reels não é a mesma que a de vídeos comuns — ao menos, naquele momento.

É um experimento

Continua após a publicidade

Por enquanto, a mudança no Instagram não é definitiva, mas sugere que a plataforma está de olho nessa transformação. A novidade deve ser distribuída para todos os usuários do aplicativo via atualização (Android | iOS).

Atualização - 07/04: O texto foi atualizado para esclarecer que vídeos "comuns" serão publicados como Reels, não que Reels terão até 15 minutos de duração.

Fonte: Folha