Instagram lança rótulo para destacar perfis e lojas de empresários negros

Instagram lança rótulo para destacar perfis e lojas de empresários negros

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Novembro de 2021 às 18h44
raphaelsilva/Pixabay

O Instagram lançou uma ferramenta para destacar as iniciativas empresariais da população preta no Brasil como parte da celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Com o rótulo "empreendedores negros", as pessoas conseguem descobrir e apoiar companhias gerenciadas por integrantes da comunidade negra na plataforma.

O recurso foi introduzido graças a colaboração de mais de 20 empresários engajados com o incentivo do empreendedorismo dos negros no país, inclusive responsáveis por avaliar o propósito e a nomenclatura do novo rótulo para o mercado brasileiro. Desde o dia 11 de novembro, vários perfis comerciais gerenciados por empreendedores negros tiveram acesso antecipado à novidade, fruto da parceria com a Feira Preta, considerada a maior iniciativa de valorização do segmento.

Segundo a rede social, o Instagram tem um compromisso de apoio a minorias, pessoas excluídas e de iniciativas para promoção de equidade econômica para segmentos sociais diversos. "A novidade é mais uma maneira de fortalecer e fomentar os negócios gerenciados por pessoas negras dentro da plataforma", declarou um porta-voz da companhia.

Para acessar o recurso, basta ir até o perfil comercial e procurar pela opção "Informações de diversidade na empresa". A partir disso, o perfil pode ser configurado para exibir o rótulo que a destacará das demais, o que certamente ajudará a ressaltar o empreendedorismo negro. Confira as telas que mostram passo a passo como adicionar o recurso:

Lembre-se que é preciso cumprir os requisitos da rede social para usar o rótulo de "Empreendores negros" (Imagem: Divulgação/Instagram)

Empreendedorismo negro

Uma das participantes do momento inicial de feedback foi a fundadora da marca de acessórios afro Opô Yalojá, Giselle Alves, que ressaltou a importância de uma iniciativa como essa para a valorização da cultura. “Faço questão de frisar que meus acessórios são de cultura preta e africana. Esse fator é importantíssimo. Precisamos reforçar nossa identidade", explica.

Outro caso de sucesso são os fundadores da marca Dendezeiro, Hisan Silva e Pedro Batalha, que acreditam no potencial de ampliar conexões gerado pelo rótulo do Instagram. "É de extrema importância que criadores negros tenham um espaço especial, tanto para potencializar os novos, quando pra empoderar as pessoas sabendo que grandes criações tem pessoas negras por traz. O Instagram hoje em dia é a maior plataforma de conexão entre pessoas, então isso é tudo”, ressaltou a dupla.

O Instagram tem um longo histórico de apoio a causas relacionadas à comunidade negra, LGBTQIA+ e outros segmentos tradicionalmente desprezados pela sociedade branca tradicional. Iniciativas como essa ajudam a reforçar os laços culturais e criar uma espécie de rede de apoio entre os empresários pretos, na qual todos saem ganhando.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.