Instagram permitirá campanhas coletivas de arrecadação de dinheiro para causas

Instagram permitirá campanhas coletivas de arrecadação de dinheiro para causas

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Junho de 2021 às 15h45
Stockcatalog/Flickr

O Instagram anunciou o lançamento de um novo recurso para apoio de causas: o Group Fundraisers permitirá aos integrantes arrecadar fundos em prol de alguma ação. A ideia é também fortalecer certas iniciativas ao agrupar, em um mesmo local, pessoas com metas compartilhadas para aquela temática.

Esse tipo de ação sempre ocorreu de modo offline, mas a rede mundial de computadores ajudou a dar um empurrãozinho nisso tudo com sites especializados, como o Vakinha, Catarse ou outras plataformas de financiamento coletivo — que não foram criadas para isso, mas acabavam sendo usadas. Agora, as pessoas poderão fazer isso também via redes sociais, o que expande ainda mais o nicho de alcance do Instagram.

Você poderá criar grupos para doação de dinheiro, o qual será repassado a organizações (Imagem: Divulgação/Instagram)

Tudo que for arrecadado através do Group Fundraisers será destinado diretamente a uma organização sem fins lucrativos de sua escolha. O Instagram não pegará uma parte nem deixará que outra pessoa física ou jurídica ponha as mãos no dinheiro, por isso dá para contribuir sem preocupação.

A arrecadação de fundos não é algo exatamente inovador na rede, mas agora chega de forma definitiva. No passado, o Instagram já usou o recurso para levantar dinheiro para o combate à pandemia da COVID-19, por exemplo. Quem quisesse poderia dar a sua contribuição de forma individualizada e anônima. Também fez alguns testes para permitir que qualquer pessoa fizesse um evento de arrecadação, mas isso não evoluiu naquela época, só chegando agora.

O novo modelo vai permitir ações constantes para apoio a causas pontuais, como ajuda a vítimas de desastres ambientais, ou que necessitam de constante ajuda, como combate a doenças específicas, enfrentamento do racismo e outras. E isso pode ser interessante porque será feito via grupo, para a criação de uma corrente de solidariedade

Como promover uma arrecadação no Instagram

Para iniciar o levantamento de fundos em grupo na rede social, é preciso definir primeiramente o que deseja apoiar. Precisa ser algo relevante para que as demais pessoas se sintam motivadas a participar.

Passo 1: Toque no ícone + na página inicial app do Instagram;

Passo 2: Selecione “Publicação” e escolha uma imagem;

Passo 3: Toque em “Adicionar arrecadação de fundos” e selecione a organização sem fins lucrativos para a qual deseja doar;

Passo 4: Adicione detalhes e toque em “Compartilhar”.

Prontinho, sua campanha de arrecadação de fundos foi criada. Agora, você precisa convidar as pessoas para se juntar a você nesta iniciativa. Quanto mais gente entrar, maior vai ser o alcance, por isso é importante que todos chamem o máximo de gente possível.

Vale lembrar que é necessário ter um perfil no Instagram para participar do grupo e para fazer as doações pela plataforma. Não se esqueça de configurar o término da campanha, mesmo que ela seja constante, para que a organização beneficiada receba o dinheiro ao final daquele prazo.

Por se tratar de um recurso novo, pode ser que nem todos tenham acesso imediato. Se você não conseguir ver a novidade, tente atualizar o aplicativo e aguarde mais alguns dias.

O que você achou dessa iniciativa? Pretende fazer alguma ação específica? Compartilhe com a gente aqui nos comentários, quem sabe assim mais gente se une à sua causa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.