Instagram lança adesivo para apoiar a vacinação contra o COVID-19 no Brasil
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
O Instagram lançou nesta segunda-feira (26) um novo adesivo para incentivar a vacinação contra o COVID-19 no Brasil. O recurso é chamado “Vacinas Salvam Vidas” e está disponível nos Stories para ser usado na demonstração de apoio à causa ou para compartilhar conteúdos relacionados à pandemia.
- FB e Instagram vão alertar sobre riscos de tratamentos alternativos para COVID
- Agência une Facebook, Google e Twitter contra notícias falsas sobre COVID-19
- Novos stickers do Facebook e Instagram mostram mulheres na ciência e tecnologia
A ideia é replicar fotos e dados dos seus amigos ou familiares sendo vacinados para incentivar os demais a levar esta picadinha tão importante para a saúde de todos. Afinal, o que mais tem sido comum nos últimos dois meses são os posts com fotos de idosos sendo vacinados. Quando utilizados, os adesivos levam os usuários para o Centro de Informações da COVID-19, com dados confiáveis sobre a doença divulgados por autoridades da saúde.
Os Stories que usarem os adesivos serão agrupados e ficarão em destaque na área correspondente do aplicativo. Este sticker funcionará de maneira similar àquele “Em Casa”, usado no começo da pandemia para mostrar apoio ao isolamento social, ou da celebração religiosa do Ramadan, que causou polêmica após ser usado indiscriminadamente por influenciadores digitais.
O recurso só deve ser utilizado com o propósito das vacinas. Deve-se evitar a marcação em outros tipos de conteúdos, pois isto tira o objetivo da campanha de tranquilizar as pessoas sobre a segurança e a necessidade de se vacinar.
O adesivo foi inserido nas opções dos Stories via servidor pelo Instagram, e poderá ser replicado no Facebook, portanto não é necessário atualizar o aplicativo para usá-lo. Caso ainda não apareça no seu celular, aguarde mais um pouco ou tente sair e entrar novamente na sua conta.
Combate à desinformação
Desde o início da pandemia que o Facebook e o Instagram têm se empenhado em introduzir recursos para combater a desinformação e facilitar a identificação de informações seguras. As redes passaram a destacar todas as notícias relacionadas ao assunto e começou a inserir um link para uma página com dados seguros sobre a doença.
Segundo dados da empresa, mais de 2 bilhões de pessoas tiveram acesso a recursos e divulgados por autoridades de saúde por meio de Centro de Informações e pop-ups, sendo que mais de 350 milhões delas clicaram para conhecer mais sobre o assunto.
O WhatsApp, que também pertence ao grupo, recebeu recentemente uma leva de adesivos gratuitos para incentivar a vacinação. O pacote de figurinhas incluiu desenhos bem-humorados e fofos, além de agradecimentos aos profissionais de saúde, para celebrar este importante momento.