Como ganhar seguidores no Instagram | Guia Prático

Como ganhar seguidores no Instagram | Guia Prático

Por Kris Gaiato | Editado por Guadalupe Carniel | 02 de Fevereiro de 2022 às 17h45
Alexander Shatov/Unsplash

Atualmente, todo mundo quer descobrir como ganhar seguidores no Instagram. Afinal, com o recente boom do mercado de criação de conteúdo, as pessoas notaram que a plataforma pode ser uma verdadeira fonte de dinheiro.

Com isso, a ideia de que existe uma fórmula mágica começou a ser vendida — não à toa, a compra de seguidores se tornou comum. O que muitos não sabem é que, na prática, isso está longe de ser verdade.

Aliás, essa é uma boa oportunidade para explicar porque truques milagrosos não funcionam. Se você deseja que as pessoas interajam com o seu conteúdo, seu público deve ser qualificado. Portanto, estratégias que atraem usuários aleatórios são um tiro no próprio pé.

Isso não inclui apenas a compra de seguidores: pasme, sorteios também são bastante nocivos. Essas soluções são eficazes apenas para quem deseja ostentar um número. Aqueles que querem construir seu nome no Instagram (Android | iOS | Web) devem suar a camisa.

Afinal, como ganhar seguidores no Instagram?

Bom, para começar, o seu perfil deve estar muito bem organizado. Além disso, você deve aproveitar todas as ferramentas que o Instagram oferece. Portanto, construa um Feed interessante com publicações estáticas, vídeos, carrosséis e posts colaborativos. Crie Reels, tenha vídeos na antiga seção do IGTV, faça coleções e capriche nos Stories.

Na medida em que você testar os diferentes formatos de post, novas abas surgirão abaixo dos seus destaques (que também são indispensáveis). Pense nessas abas como as vitrines de um shopping. Quanto mais lojas, mais tempo o consumidor fica no ambiente, certo? A lógica é a mesma.

Para conseguir seguidores no Instagram, crie um perfil bem organizado e magnético (Captura: Kris Gaiato)

Aliás, é essencial que você altere o tipo da conta de pessoal para profissional. Isso porque, a última categoria, fornece dados valiosos ao usuário. Entre eles, estão o desempenho de publicações, os horários de pico e o perfil da audiência (o que inclui gênero, idade, localidade e outras informações).

Construa um perfil atraente e forte

A segunda etapa consiste em construir um perfil magnético. Comece por uma foto de perfil interessante. Aqui, não há muito segredo desde que o seu rosto ou logo da marca esteja visível. Se quiser, você pode tornar a imagem mais chamativa — abuse das cores, formas e poses. O nome de perfil e usuário também merecem a sua atenção. Tente criar um nome simples, sem muitos caracteres ou números.

Depois disso, que tal dar uma repaginada na sua biografia? Esse é o espaço para fisgar um seguidor em potencial. Por isso, seja claro e diga o que você faz. Se você cria conteúdo, insira o seu nicho (como Marketing, Moda, Investimentos e outros). O mesmo vale para empresas: inclua o seu setor ou, se preferir, o carro-chefe de vendas.

Lojas virtuais ou perfis que realizam vendas pelo WhatsApp devem adicionar os links no perfil (e garantir que todos sejam clicáveis). Caso você não saiba como fazer isso, fique tranquilo. O Canaltech te ensina como colocar link na bio do Instagram de um jeito fácil.

Use os relatórios do Instagram ao seu favor

Em um dos parágrafos anteriores, citamos a necessidade de ter um perfil do tipo profissional. Agora você saberá exatamente o motivo. Para ganhar seguidores no Instagram, é preciso ter postagens estratégicas. O recurso “Insights”, exclusivo das contas profissionais, te ajudará nessa tarefa.

Para acessá-lo, basta clicar no botão de três traços no canto superior direito do aplicativo. A ferramenta aparecerá logo em seguida, no menu de opções que vai ocupar a sua tela. Clique sobre ela para acessar as estatísticas geradas a partir da sua atividade.

Como citado, esse recurso fornece dados detalhados sobre o desempenho das suas publicações e da conta como um todo. E, a através deles, é possível compreender o perfil dos seus seguidores e suas preferências. A nossa intenção não é te ensinar novamente como usar a função Insights do Instagram, mas como aproveitá-lo para conseguir mais seguidores.

Troque o seu perfil pessoal para profissional e sempre cheque os Insights (Captura: Kris Gaiato)

Para começar, pegue papel e caneta e trace o perfil dos seus seguidores. Anote o gênero e idade majoritários, bem como os países e cidades e, sobretudo, os horários mais ativos. A partir disso, tente direcionar as suas publicações para essas pessoas.

Crie posts com base nesses parâmetros e, depois, acesse os Insights para entender o desempenho de cada um deles. Lá, você verá estatísticas como as interações dos usuários e o tempo de visualização de vídeos.

Analise se você precisa de mais dinamismo, posts mais curtos, gatilhos mentais ou até mesmo a adoção de CTAs mais fortes (como “Salve esse post para mais tarde” ou “Compartilhe com seus amigos"). Utilize essas estratégias semanalmente e veja a sua conta crescer.

Como escolher um nicho e um público-alvo?

Quando o assunto é ganhar seguidores no Instagram, muitos recomendam a escolha do nicho e do público-alvo logo de cara. Ainda que isso seja desejável, nem sempre é possível. Afinal, esse conceito é muito abstrato para o novo criador de conteúdo. Em geral, a tarefa é mais simples para lojas e empresas.

Se isso não surgir de forma natural para você, não se preocupe. Poste sobre um assunto que você gosta e domina. Use os Insights para entender o que a sua audiência recepciona melhor e esteja atento àquilo que gera dúvidas nos comentários.

Com o tempo, você entenderá as maiores necessidades dos seus seguidores. E, finalmente, poderá afunilar o conteúdo e escolher um nicho. Consequentemente, a sua conta terá um público-alvo bem definido.

Como gerar mais engajamento no Instagram

Não basta saber como ganhar seguidores no Instagram, é preciso fazer com que eles engajem com o seu conteúdo. A partir disso, a plataforma entenderá que seus posts são interessantes e fará com eles cheguem a mais pessoas.

Para obter engajamento, você precisa carimbar o seu nome na rede social. Isso só é possível através da constância. Portanto, no começo, poste pelo menos uma vez ao dia. Nesse momento, una publicações no Feed e Reels aos Stories.

Enquanto a primeira categoria gera conhecimento de valor e pode atrair novos usuários; a segunda categoria faz com que os seguidores se identifiquem com você e permaneçam na sua conta. Depois de algum tempo, você entenderá qual é a frequência ideal para a sua conta (lembre-se de usar os Insights para isso).

Isso também vale para outra pergunta clássica: “Quais são os melhores horários para postar no Instagram?”. Inicialmente, evite publicar muito cedo ou muito tarde. Ao contrário do que muitos dizem, não há receita pronta. Você somente obterá uma resposta exata depois que postar por algumas semanas e analisar a aba “Horários de Pico” nos Insights.

Os melhores horários para postar no Instagram dependem do público de cada perfil (Captura: Kris Gaiato)

Crie conteúdos magnéticos

Se há uma coisa que atrai e fideliza o seguidor é um conteúdo magnético. Esse conceito é propositalmente amplo, afinal, envolve muitos fatores. Em geral, inclui títulos chamativos nos posts e, algumas vezes, até mesmo contra-intuitivos.

Dentro disso, o usuário deve apelar para as CTAs (do inglês, “Call to Action”) que citamos anteriormente. Essa estratégia consiste em pedir para que o usuário realize alguma ação ao final do post.

  • Em posts no Feed, peça para que o seguidor dê a sua opinião nos comentários ou salve para não esquecer;

  • Nos Stories, é interessante pedir para que o usuário responda enquetes, perguntas ou responda a outros recursos de interação. Você também pode solicitar que ele reaja com um emoji específico para indicar uma opinião ou envie dúvidas e comentários pelas mensagens diretas;

  • Nos Reels, os principais CTA’s são voltados para o recurso “Salvar” e o botão de “Seguir”.

Além disso, crie conteúdos organizados e dinâmicos. Em vídeos, faça edições limpas e bem sincronizadas. Quando usar o formato Reels, deixe o usuário entretido. Faça conteúdos rápidos, com textos subsequentes e boas transições. Sempre que possível, entre nas trends e use áudios em alta (indicados por uma setinha).

Além disso, pense em publicações que sejam compartilháveis. Desse modo, os seus seguidores levarão o seu perfil para mais pessoas. Nada melhor do que isso para obter um crescimento rápido e orgânico no Instagram.

A magia das palavras-chave e hashtags

Além de tudo isso, siga perfis que possuem o mesmo nicho que você. Identifique conteúdos de sucesso e analise o que esses criadores fazem para obter sucesso. A partir disso, tente adaptar as estratégias para o seu universo.

Outra saída inteligente é interagir com os posts dessas pessoas e, gradativamente, criar uma relação de colaboração com elas. Afinal, fazer networking pode ser o seu trampolim no mundo digital. Quem sabe você não consegue fazer uma live com uma conta reconhecida na sua área e atrair mais seguidores?

Melhores apps para ganhar seguidores no Instagram

Além das estratégias listadas, existem alguns aplicativos que podem te ajudar na missão de ganhar mais seguidores no Instagram. Para facilitar a sua jornada, o Canaltech criou uma pequena lista de aplicativos que todo criador de conteúdo ou empresa precisa ter.

1. Canva

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito com compras dentro do aplicativo

O Canva é um aplicativo coringa para quem quer impulsionar sua conta na rede social. É ideal para criar publicações para o Feed, Stories, além de capas para Reels e Destaques. O maior trunfo do programa é oferecer centenas de modelos que facilitam a edição. Através do aplicativo, o usuário consegue desenvolver posts autênticos e bem editados. Aliás, se você gosta de Feeds bem organizados, o Canva é o caminho.

O Canva é ideal para fazer posts no Instagram, sobretudo no formato de carrossel (Captura: Kris Gaiato)

2. Inshot

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito com compras dentro do aplicativo

O Inshot é outro programa indispensável para criadores de conteúdo. Certamente, ele está entre os principais editores de vídeo com foco no Instagram. Com uma interface simples e intuitiva, o aplicativo oferece desde as ferramentas simples às mais avançadas.

Editores de vídeo como o Inshot permitem que o usuário crie Stories, Reels e outros vídeos com mais profissionalismo. Ainda que o Instagram possua ferramentas de edição, você vai precisar de uma plataforma mais completa.

O Inshot é ideal para editar áudios, adicionar stickers e imagens em PNG ao seu vídeo (Captura: Kris Gaiato)

3. CapCut

Assim como a opção anterior, esse é um editor de peso. Aqui, o usuário possui as mesmas vantagens do Inshot: fácil navegação e recursos potentes. Talvez, os maiores destaques do CapCut sejam o fundo verde e as legendas automáticas.

Aliás, ainda que alguns países já tenham recebido o recurso de legendas automáticas, usuários brasileiros não estão nessa lista. Então, vale usar o app para aumentar a acessibilidade dos seus vídeos.

O CapCut possui recursos avançados, como a tela verde que rende edições muito profissionais (Captura: Kris Gaiato)

4. Gerador de Ideias l Pink Fire

  • Compatibilidade: Web
  • Preço: gratuito

O Gerador de Ideais l Pink Fire não é um aplicativo. Trata-se, na verdade, de um site cujo objetivo é fornecer títulos chamativos a partir de temas específicos. Para deixar o processo ainda mais interessante, pesquise palavras-chave relacionadas àquele tema no Google Trends e, depois, use-as no gerador.

Além de tornar as suas publicações mais atraentes, esse site é útil para obter novas ideias. Isso porque, na lista de títulos, você encontrará diferentes abordagens de um único tema.

Se você não sabe o que postar no Instagram, use o Gerador de ideias l Pink Fire (Captura: Kris Gaiato)

5. Iconosquare

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito com compras dentro do aplicativo

O Iconosquare é uma opção para quem precisa trabalhar em equipe para controlar as redes sociais. A ferramenta é colaborativa e inclui, por exemplo, um recurso para enviar publicações para aprovação antes do agendamento. Apesar de funcionar apenas com planos pagos, é uma forte opção para gerenciar o crescimento do seu perfil no Instagram.

Como mencionado anteriormente, o Iconosquare funciona apenas com uma assinatura paga, e é necessário pagar caro por isso. Há um período de teste gratuito por 14 dias para novos cadastros e os planos mensais possuem valores a partir de US$ 59 por mês.

O Iconosquare é uma solução para quem gerencia uma única conta em equipe (Captura: André Magalhães)

Antes de pagar pelo app, saiba que o Instagram não vê com bons olhos programas não oficiais que realizam ações nas contas. Portanto, tome muito cuidado para não ser banido. Você pode aproveitar as vantagens do programa, mas evite utilizá-lo para gerar atividades no seu perfil.

Fonte: Facebook Transparency Center

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