Facebook permite criar grupos de DMs integrados entre Messenger e Instagram
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •
O Facebook Messenger e as mensagens diretas do Instagram ficam ainda mais misturados a partir de hoje (30). A empresa de Mark Zuckerberg continua a construção de um ambiente único de mensagens nas principais redes sociais da casa, ideia implementada por ela já há um ano, e disponibiliza para todos os grupos de DMs entre plataformas.
- Facebook expande exibição de Reels do Instagram para rivalizar com o TikTok
- WhatsApp, Messenger e Instagram serão integrados, mas não como você imagina
- Instagram ganha atalho para vincular perfil ao WhatsApp
Usuários do Instagram e do Facebook não precisam baixar os dois apps para participar de um mesmo grupo. Até então, a integração permitia que utilizadores das duas plataformas conversassem, mas a criação de chats coletivos era impossível.
Quem usa o grupo do Instagram pode convidar amigos do Messenger para o chat e vice-versa. A integração é mais um passo em direção ao modelo "plataforma e serviço" buscado pela companhia, em que as pessoas têm a liberdade de escolher por onde querem se conectar aos amigos e familiares no ecossistema do Facebook.
Assim como nas conversas privadas, as conversas em grupo têm indicadores de digitação, reações e envio de mídia. A experiência entre plataformas deve ser quase imperceptível, já que todos os recursos estão intactos.
Com a novidade, o Facebook também adicionou enquetes ao mensageiro do Instagram — um recurso que já existia no Messenger. A ferramenta basicamente cria uma votação rápida em conversas em grupo, útil para dar fim a discussões de qual atividade fazer, ou qual o destino do próximo rolê. Além dele, o Watch Together também evoluiu e passou a suportar Reels e IGTV.
Novos stickers e efeitos em realidade aumentada também fazem parte do conjunto e devem chegar para todos em breve. Um novo tema, o "Cottagecore", inspirado no cantor colombiano J Balvin, também foi adicionado ao catálogo dos mensageiros.
Segundo o site TechCrunch, as novidades já estão sendo distribuídas para todos os usuários, então vale ficar de olho em atualizações para o Instagram (Android | iOS) e Facebook Messenger (Android | iOS).
Fonte: TechCrunch, The Next Web