Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook quer reaproveitar posts antigos do Instagram para alavancar audiência

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Outubro de 2022 às 11h22

Link copiado!

Reprodução/India Today
Reprodução/India Today
Tudo sobre Facebook

O Facebook começou a enviar recomendações de aproveitamento de posts antigos do Instagram para a rede azul. Algumas pessoas foram surpreendidas nos últimos dias com um carrossel exibindo publicações de sucesso do Insta e a sugestão de republicá-las na plataforma criada por Mark Zuckerberg.

O reúso de posts não chega a ser surpresa, já que a própria Meta tem uma ferramenta para fazer a publicação cruzada em ambas as plataformas. Mas o que chamou a atenção foi a sugestão de conteúdos bastante antigos, feitos há dois, três ou até cinco anos.

Continua após a publicidade

Segundo o Facebook, compartilhar os posts antigos do Instagram seria uma maneira de alcançar mais pessoas no Facebook. A dúvida que fica é: um conteúdo de cinco anos ainda seria relevante nos dias atuais?

Na maioria dos casos, a resposta seria não. Primeiro, porque o texto moderno é totalmente diferente de cinco anos atrás; segundo, porque os públicos são bem distintos: o Facebook reúne pessoas mais velhas e o Instagram mais novas. Talvez alguma foto saudosista ou conteúdo divertido até faça sentido, mas a chance de viralizar é baixa.

Desespero do Facebook?

A publicação original foi feita pelo especialista em mídias sociais Matt Navarra, que compartilhou o print de tela mostrando a sugestão. As reações majoritárias sobre o assunto vão desde a surpresa até a incredulidade sobre a "recomendação desesperada" da plataforma.

Continua após a publicidade

Um usuário comentou que a rede social possivelmente está se sentindo nostálgica, com saudade do tempo em que era a queridinha das pessoas. Hoje, a plataforma sofre com a concorrência do próprio Instagram, do Twitter, do Snapchat e, principalmente, do TikTok — além de estar em baixa entre os mais jovens.

Recentemente, a Página Inicial do Facebook passou a ser usada para recomendar posts de perfis que você não segue. A mídia social já tinha levado os Stories do Instagram para o feed, permitindo a publicação cruzada em ambas as plataformas sob o pretexto de "ampliar o alcance". Nos últimos meses, as notícias do feed teriam sido despriorizadas para focar de vez em vídeos curtos.