Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook lança Reels com ferramentas para ganhar dinheiro com conteúdos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Fevereiro de 2022 às 14h00

Link copiado!

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
Tudo sobre Facebook

A Meta anunciou o lançamento do FacebookReels, no Brasil e mais de 150 países, com novas ferramentas para os criadores de conteúdo ganharem dinheiro. A rede social pretende expandir as comunidades dos grupos e trazer ainda mais pessoas para a plataforma.

Como forma de gerar renda para os usuários do Reels, a empresa passará a fazer alguns testes com anúncios de sobreposição, como banners e figurinhas. O sistema de monetização deve incluir também anúncios in-stream e Estrelas (gorjetas enviadas pelos admiradores), além de opções para ganhos diretos por meio do compartilhamento de receita de anúncios e suporte aos fãs.

Continua após a publicidade

Os anúncios em banner serão semitransparentes e ficarão posicionados na parte inferior de um vídeo curto. Já as figurinhas para Reels serão um anúncio gráfico estático que pode ser colocado por um criador em qualquer lugar do seu conteúdo, como ocorre nos Stories.

Reels para Facebook já chega completo

O formato chega ao Facebook já com recursos populares, tais como Remixes, compartilhamento nos Stories do Facebook, suporte a vídeos de até 60 segundos e os milhares de filtros já existentes. Segundo a Meta, o Reels é o formato de conteúdo que mais cresce nas plataformas da empresa. Os vídeos já representam quase metade do tempo que as pessoas passam no Facebook, por isso a chegada do Reels pode aumentar essa estatística.

Futuramente, a plataforma pretende lançar os rascunhos — permite salvar um "reel" para concluí-lo mais tarde — e ferramentas de video clipping, que permitem o recorte de transmissões ao vivo para testá-los em formato menor ou adaptá-lo.

Estão previstos para desembarcar nos próximos meses:

  • Reels nos Stories: será possível compartilhar Reels públicos nos Stories no Facebook ou fazer o caminho inverso e levar Stories já existentes para o formato de vídeos curtos;
  • Reels no Watch: a aba Watch passará a mostrar os Reels, como forma de incentivar a visualização;
  • Topo do Feed: será adicionado um novo rótulo na parte superior do Feed para que o usuário possa criar e assistir facilmente aos Reels com apenas alguns cliques;
  • Sugestões no Feed: em alguns países, o Facebook passará a sugerir Reels de produtores que você ainda não segue e podem ser do seu interesse no feed, como já ocorre com páginas.

Ganhar dinheiro com o Reels no Facebook

Continua após a publicidade

Uma das principais inovações é o fato de o Facebook Reels ser lançado com suporte aos sistemas de monetização. Nos Estados Unidos, por exemplo, o programa Reels Play Bonus destinou parte do orçamento de US$ 1 bilhão para os criadores de conteúdo, com valores mensais de até US$ 35 mil por mês para os selecionados.

A ideia é que esse bônus permita que profissionais possam se dedicar exclusivamente à criação de Reels e experimentar quais conteúdos funcionarão melhor no Facebook. Como os públicos do Instagram e Facebook são diferentes, o que viraliza em uma plataforma pode não ter a mesma receptividade na outra.

O objetivo é expandir esse programa para mais países, mas não está claro se Brasil será um dos contemplados na próxima leva. Uma das métricas mais importantes é a quantidade de visualizações dos conteúdos qualificados para o programa, embora outros critérios não revelados também sejam considerados. O Facebook explicou que a quantidade de visualizações de anúncios e o envio de Estrelas também podem estar vinculados a uma maior exibição dos conteúdos.

Quando chega o Facebook Reels?

Continua após a publicidade

Estados Unidos, Canadá e México já receberão os novos formatos de imediato, enquanto outros países devem levar mais algumas semanas. O Reels para Facebook desembarca junto de outras ferramentas de controle, como a Lista de Editores, Lista de Bloqueio, Filtros de Inventário e Relatórios de Entrega para Anúncios em Banner e Figurinhas em Reels.

Essas adições permitirão que o usuário saiba quanto poderá receber no final do mês, assim ele pode pensar em mais conteúdos para engajar melhor ou planejar uma campanha voltada para uma parcela específica da audiência. "Estamos focados em tornar os Reels a melhor maneira de criadores serem descobertos, se conectarem com o público e ganharem dinheiro. Também queremos tornar divertido e fácil para que as pessoas encontrem e compartilhem conteúdos relevantes e divertidos", explicou um porta-voz do Facebook.

O Facebook Reels já está disponível no aplicativo para iOS e Android do mundo todo. Até agora, não há previsão se a versão web da rede social será contemplada com a produção e o acesso aos vídeos curtos no futuro.