Publicidade

Facebook e Instagram ameaçam cobrar serviços se usuário não aceitar rastreamento

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Facebook e Instagram ameaçam cobrar serviços se usuário não aceitar rastreamento
Facebook e Instagram ameaçam cobrar serviços se usuário não aceitar rastreamento
Tudo sobre Facebook

O Facebook e o Instagram começaram com as campanhas para incentivar usuários do iOS 14.5 a aceitarem a nova política de rastreamento com uma estratégia no mínimo ameaçadora. O que preocupa é um item específico no qual as maiores redes sociais do mundo alegam que poderia haver cobrança para o uso de seus serviços.

Em uma mensagem exibida logo na tela inicial, as plataformas tentam convencer as pessoas da importância de autorizar o rastreamento. Contudo, ambas dão a entender que, caso o dono do iPhone não aceite os novos termos, eles poderão ser taxados no futuro.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O texto não afirma explicitamente isso, mas diz que o aceite vai ajudar a empresa a manter o “serviço livre de cobranças”. A tentativa parece ser uma tática com apelo emocional, no intuito de assustar as pessoas, que obviamente não vão querer pagar para a usar sua rede social favorita.

A companhia de Mark Zuckerberg afirma que, caso permita o rastreamento, os anúncios já exibidos nos aplicativos não mudarão. Seo utilizador recusar, ainda verá anúncios, mas eles serão menos relevantes. A mensagem ressalta que não haverá coleta de novos tipos de dados e, sim, que o objetivo é continuar proporcionando experiências melhores para todos.

Segundo o Facebook, o objetivo da mensagem é sensibilizar as pessoas em razão da necessidade de enviar publicidade direcionada, afinal a empresa é gigante e se sustenta deste modelo econômico. "Como a Apple disse que será permitido fornecer contexto adicional, mostraremos uma tela educacional antes de apresentar a solicitação da Apple para ajudar as pessoas a tomarem uma decisão informada sobre como suas informações são usadas", explica Dan Levy, vice-presidente de Produtos de Anúncios e Negócios da companhia.

Esta é a mensagem em português:

Preocupação de quem vive de propaganda

Com o lançamento do iOS 14.5, todos os aplicativos devem pedir permissão antes de monitorar a atividade do usuário em aplicativos e sites. Faz parte do chamado App Tracking Transparency (ATT), uma nova política da Maçã para dar aos usuários mais controle sobre sua privacidade.

Isso deixou empresas como o Facebook preocupadas, já que sua principal fonte de renda provém de anúncios. Com menos opções de rastreamento, as campanhas voltadas para dispositivos móveis da Apple podem ser menos efetivas, o que reduziria os gastos com este tipo de propaganda.

Continua após a publicidade

Na semana passada, a rede social enviou uma carta aberta aos seus principais anunciantes para explicar como lidaria com a nova política. A empresa vai, por exemplo, desativar alguns tipos de anúncios direcionados para celulares da Apple neste período inicial, até que a migração para o novo iOS seja concluída.

Até o momento, não existe qualquer confirmação — ou boato sequer — de que Instagram e Facebook poderiam adotar um modelo pago. Possivelmente, eles jamais farão isso, tendo em vista que todas as outras concorrentes são 100% gratuitas e ainda possibilitam monetizar conteúdos de forma direta, como o TikTok e o Kwai, por exemplo.

Violação da política da Apple?

Continua após a publicidade

As regras da App Store, atualizadas recentemente pela gigante de Cupertino, proíbem os aplicativos de oferecer incentivos financeiros ou prêmios para que os usuários sejam rastreados. Também veda o uso de táticas para iludir o consumidor ou forçá-lo a aceitar o monitoramento. Quem descuprir os teremos, terá os aplicativos retidos e o desenvolvedor pode ser banido da loja virtual.

Até o momento, a Maçã não aplicou nenhum tipo de penalidade aos aplicativos pertencentes ao Facebook, porém há quem diga que a estratégia adotada quebraria as regras. O jeito é aguardar para saber qual será o futuro destas que são as duas maiores mídias sociais do planeta.

Você já atualizou seu iPhone para o iOS 14.5? Aceitou a nova política de rastreamento ou está negando para os apps? Deixe seu comentário logo abaixo.