Bug no Twitter faz selo reaparecer em antigas contas verificadas
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |

Um aparente bug no sistema do Twitter permite que antigos usuários que tinham o selo de verificação visualizem novamente o blue check em suas contas — pelo menos temporariamente.
O selo azul reaparece em contas previamente verificadas ao editar a biografia de perfil. Para alívio de quem não quer ser confundido como um assinante do Twitter Blue, o selo some ao atualizar a página. A falha que permite visualizar o antigo selo de verificação no Twitter foi registrada nessa segunda-feira (1º).
Selo azul reaparece em bug
Em nosso teste, o check azul apareceu com qualquer alteração em campos na página de perfil. A plataforma voltou inclusive a informar o motivo de a conta ser verificada. “Esta conta é verificada, pois é uma pessoa notável no governo, nas notícias, no entretenimento ou em outra categoria designada” — nesse caso, a antiga descrição utilizada para jornalistas.
O selo sumiu após alguns instantes de navegação pela rede social, ao atualizar a página ou publicar um novo tweet. Mas a cada nova edição do perfil, o check reapareceu na conta.
Selos de verificação e o Twitter Blue
O Twitter removeu os selos de verificação de pré-existentes no dia 21 de abril, como uma forma de obrigar a assinatura do Twitter Blue. A resposta dos usuários foi uma campanha contra o serviço pago e as novas políticas adotadas pelo atual dono da plataforma, o bilionário Elon Musk.
Como resultado, o Twitter Blue registra um ritmo lento de novas assinaturas. Desde então, Musk tomou outras decisões impopulares, como redistribuir compulsoriamente o selo para famosos com mais de 1 milhão de seguidores e priorizar as contas verificadas (lê-se pagas) na rede social.