Publicidade

X-Men | Os 5 mutantes de Nível Ômega mais poderosos da Marvel

Por| 18 de Outubro de 2023 às 15h28

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

Até uma certa época, a Marvel Comics exibia vários mutantes extremamente poderosos nas páginas das histórias dos X-Men sem distingui-los oficialmente. Contudo, depois dos anos 2000, a editora passou a se referir com mais frequência a respeito de superseres classificados como Nível Ômega. Embora até hoje seja impossível definir isso exatamente com detalhes, pelo menos já dá para ter uma ideia de alguma referência para comparar poderes, e, principalmente, quais são os mais perigosos.

Todos os mutantes de Nível Ômega são listados como seres com poderes “em um limite superior indefinível”. Foi somente na atual fase dos X-Men, na Era Krakoana que começou com o escritor Jonathan Hickman em 2019 e está prestes a acabar, é que a Marvel finalmente descreveu com detalhes as quatro classes oficiais.

E, depois dessas revisões e mais informações a respeito, dá para dizer quais são os mutantes de Nível Ômega mais poderosos da Marvel? O Canaltech usa aqui uma lista montada pelo pessoal do CBR para comentar os seis primeiros do ranking decrescente.

Continua após a publicidade

A título de curiosidade, antes desses seis primeiros, a lista completa com 21 nomes tem nas outras posições: Maddie, Brian Morrison, Josh Foley/Elixir, Rachel Summers/Askani, Bobby Drake/Homem de Gelo, Kevin MacTaggert/Proteus, Gabriel Summers/Vulcano, Bennet du Paris/Exodus, Conflyto, Apocalipse, Matheus Malloy, William Braddock/Monarca, Absalon Mercator/Senhor M, Hope Summers, Nate Grey/X-Man e Grande Anel de Arakko.

6. Erik Lensherr/Magneto

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

esde que apareceu pela primeira vez em X-Men #1 (1963), Magneto mudou bastante, e, embora ainda seja considerado um supervilão do Universo Marvel, Erik Lensherr é, já há muito tempo, um grande aliado de Professor X e seus pupilos.

Magneto pode manipular todo o campo eletromagnético da Terra, gerar campos de força, projetar poderosas explosões eletromagnéticas, voar e até manipular a gravidade e controlar o ferro na corrente sanguínea de uma pessoa.

5. Ororo Munroe/Tempestade

Continua após a publicidade

Tempestade fez sua estreia em Giant-Size X-Men #1 (1975), e, originalmente, era considerada uma deusa do tempo em sua terra natal, o Quênia. Ororo pode controlar e manipular o clima, invocando neblina, chuva, granizo, ventos fortes ou tempestades, conforme necessário.

Um dos pontos mais interessantes de seu perfil é que seus poderes não estão restritos à Terra, e, assim como Magneto, Ororo se tornou regente de Arakko, a ilha irmã de Krakoa que se fixou em Marte, o planeta terraformado pelos mutantes.

4. Jean Grey/Garota Marvel

Continua após a publicidade

Essa aqui é confundida como a mutante mais poderosa entre aqueles classificados no Nível Ômega. Jean Grey fez sua estreia em X-Men #1 (1963), contudo, sua participação na popular Saga da Fênix Negra transformou-a em uma eterna “bomba-relógio”, prestes a explodir a qualquer minuto.

Como ela é dotada de várias habilidades psiônicas, capaz de rivalizar com os mais poderosos telepatas e telecinéticos, o Professor X escondeu algumas vezes a verdadeira extensão de seu poder, trancando várias de suas capacidades em sua mente.

Veja bem, poderes empáticos são tão impressionantes que atraíram a Força Fênix — e, mesmo contida, sem chegar ao patamar cósmico que um dia alcançou, Jean Grey já é considerada uma mutante de Nível Ômega.

3. Quentin Quire/Kid Omega

Continua após a publicidade

A fase de Grant Morrison à frente dos X-Men dividiu opiniões, mas trouxe personagens e momentos inesquecíveis, a exemplo de Quentin Quire, o jovem e poderoso mutante rebelde que deu as caras pela primeira vez em New X-Men #134 (2003).

Como um dos telepatas mais fortes da Terra, Quire é capaz de construir escudos e armas psiônicas, manipular mentes, lançar ilusões e influenciar outras pessoas telepaticamente. Isso tudo já seria normalmente perigoso, contudo, sua mente genial torna tudo ainda mais ameaçador, principalmente quando ele não está do lado dos “mocinhos”.

2. David Haller/Legião

Continua após a publicidade

O filho do Professor X é tão poderoso quanto instável, pois sua mente, embora seja capaz de causar destruição com seu poder de alteração de realidade, é também seu lado mais frágil. Desde que apareceu em New Mutants #25 (1985), sua vida é marcada por episódios esquizofrênicos — vale lembrar que foi devido à intervenção de Legião é que os X-Men viveram a Era do Apocalipse.

David originalmente tinha apenas três personalidade distintas, com habilidades telepáticas, pirocinéticas e telecinéticas. Ao longo do tempo, isso vem se desenvolvendo de tal forma que ele continua desenvolvendo novas facetas, com potencialmente milhares de poderes diferentes.

1. Franklin Richards/Powerhouse

Continua após a publicidade

Ainda que esteja atrelado ao Quarteto Fantástico, já que ele é filho de Reed e Susan Richards, Franklin é considerado um ser muito poderoso desde que apareceu pela primeira vez, em Fantastic Four Annual #6 (1968). Ele até mesmo apareceu em uma história no futuro, como sucessor de Galactus em uma próxima iteração do Universo Marvel.

Dotado de poder psiônico, Franklin Richards pode ver o futuro em seus sonhos e até mesmo remodelar e criar a realidade. Para ter uma ideia, ele já criou um mundo completamente diferente, na “Terra de bolso” de Heróis Renascem, no final dos anos 1990; e foi ele quem ajudou a recriar o Multiverso Marvel no final das Guerras Secretas de 2015.